CENTRO UNIVERSITÁRIO CARIOCA - UNICARIOCA
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Prof.ª Rosa Valim
Alunos: Edilaine Matos
Jean Carlos
Luciana Monteiro
Sarah Mourão
Projeto de Pesquisa
Tema:
A fotografia publicitária no século XX
Título:
A influência da fotografia publicitária na mulher brasileira do século XX.
Problema:
A fotografia publicitária no século XX reflete a realidade da mulher brasileira ?
Hipótese:
Analisando as mulheres do século XX, vimos que nem todas as mulheres que consumiam as revistas femininas da época viviam da mesma forma que era mostrada nas fotografias publicitárias. A realidade feminina era bem diferente: as mulheres precisavam trabalhar em casa e em seus empregos; cuidar do marido e dos filhos. E ainda lidar com a cobrança interna e externa exigidas pelos padrões de beleza vendidos pela publicidade, e mais especificamente, pelas fotografias publicitárias das revistas femininas.
Justificativa para o tema escolhido:
O enfoque abordado neste projeto de pesquisa é a fotografia publicitária das revistas femininas do século XX. Estudando a gênese da problemática feminina em estar sempre dentro dos padrões de beleza exigidos de cada geração.
Os padrões de beleza que surgiram no século XX, foram motivos de controvérsias no universo feminino, influenciado pela publicidade que era veiculada nos meios de comunicação. Mexendo com o psicológico das mulheres, que ao verem as modelos nas revistas femininas, passaram a acreditar que só seriam aceitas pela sociedade, alcançando sucesso e felicidade, se estivessem dentro dos padrões de beleza mostrados nas fotografias publicitárias destas revistas.
As mulheres eram induzidas a ultrapassarem seus limites físicos para atenderem aos padrões de beleza. Agredindo seu aspecto físico e emocional, ficando obcecadas por seguirem a moda - através do uso do espartilho ao silicone - junto com os produtos de beleza, as dietas e a malhação. Perdendo sua personalidade própria, chegando até mesmo a esquecerem sua individualidade e a beleza natural. As mulheres precisavam se libertar desse consumismo, priorizando seus pontos fortes, entendendo que não precisavam seguir a ditadura da beleza, padronizada pelas fotografias publicitárias, para obterem a felicidade.
Referências Bibliográficas:
Livros:
LAKATOS , Eva Maria & MARCONI, Marina. Fundamentos de metodologia científica. 3ª. Edição, São Paulo, Atlas, 1991. p. 44-74.
CURY, Augusto. A ditadura da beleza e a revolução das mulheres. 1ª edição, São Paulo, Sextante, 2005.
AGUIAR, Pedro. Fon-fon! Buzinando a modernidade (Artigos sobre a antiga revista Fon-Fon!). Rio de Janeiro: Secretaria Especial de Comunicação Social, 2008.
Sites:
http://www.brasilescola.com/sociologia/a-influencia-midia-sobre-os-padroes-beleza
Periódicos:
Revista Exame. Edição 968, nº 9. 19/05/2010. Ano 44 (capa, pg 18).
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