segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Mulher e literatura: papéis femininos

Marina Colasanti é a convidada do ciclo Leitura em Ação, que acontece nesta terça-feira, 9, às 16 horas, no Centro Cultural Ação da Cidadania (RJ), e tem como tema "Mulher e literatura: papéis femininos". A programação inclui leitura de textos da escritora, seguida de palestra, debate e sorteio de livros autografados. A entrada é gratuita.



Entre os textos lidos pela autora está “Busto no patamar”, incluído no livro “Passageira em trânsito” (Record), que lhe rendeu este ano o Prêmio Jabuti na categoria poesia. Considerado o mais importante da literatura brasileira, o prêmio foi entregue em 4 de novembro, em São Paulo.



Sob a curadoria da pesquisadora e escritora Suzana Vargas, esta segunda edição do ciclo Leitura em Ação foi iniciada em abril e se estende até este mês. Com o objetivo de difundir a literatura brasileira contemporânea e formar novos leitores, os encontros têm como público-alvo as lideranças da Ação da Cidadania e alunos da rede pública de ensino, mas são abertos ao público em geral.



Inserido na atual política de incentivo à leitura da Ação da Cidadania, como forma de inclusão social, o projeto conta com o patrocínio da Oi e da Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, através da Lei de Incentivo à Cultura, e o apoio cultural da Oi Futuro.





Sobre a autora:



Nascida em Asmara, capital da Eritréia (África), Marina Colasanti morou sete anos na Itália e veio com a família em 1948 para o Brasil (RJ), onde vive desde então. Entre 1952 e 56, estudou pintura e participou de vários salões de artes plásticas. Atuou como jornalista em vários periódicos, e também como apresentadora, redatora, editora e roteirista em televisão.



Trabalhou no Jornal do Brasil (1962), onde exerceu as funções de redatora, cronista, colunista, ilustradora, subeditora e secretária de texto. Escreveu para as revistas Senhor, Fatos e Fotos, Ele e Ela, Cláudia e Jóia, entre outras.



Seu primeiro livro, “Eu sozinha”, foi lançado em 1968 (Record). Com cerca de 40 títulos publicados, entre livros de contos, crônicas, poemas, ensaios e infantis, Marina recebeu o Prêmio Jabuti pelas obras: “Rota de colisão”, “Ana Z, aonde vai você?” (1999, Ática); “Eu sei, mas não devia” (1995), e este ano, por “Passageira em trânsito” (Record). Foi agraciada com o prêmio Melhor para Jovens, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, pelo livro “Uma ideia toda azul”.



Colabora, atualmente, em revistas femininas e constantemente é convidada para cursos e palestras em todo o Brasil. É casada com o escritor e poeta Affonso Romano de Sant'Anna.





SERVIÇO:



Ciclo Leitura em Ação



Tema: "Mulher e literatura: papéis femininos"



Data: 09 de novembro (terça-feira)



Horário: 16:00h



Local: Centro Cultural Ação da Cidadania – Av. Barão de Tefé, 75 – Saúde – RJ – Telefone: 2233-7460



Entrada franca – 150 lugares



Palestra, leitura de textos, debate e sorteio de livros autografados, com a presença da escritora Marina Colasanti





Andréa Barreto

Assessoria de Imprensa



Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida

Av. Barão de Tefé, 75 Saúde Rio de Janeiro RJ 20220-460

Tel.: (21) 2233-7460 / 2253-8177

Cel.: (21) 9883-7542

www.acaodacidadania.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário