sábado, 8 de outubro de 2011

AS LINGUAGENS ITINERANTES DA FOTOGRAFIA



SEMINÁRIO INTERNACIONAL “As Linguagens Itinerantes da Fotografia” ocorrerá entre os dias 26, 27 e 28 de outubro de 2011 na Escola de Comunicação da UFRJ e no Instituto Moreira Salles (RJ) e abordará os vários modos pelos quais as fotografias atravessam períodos históricos, fronteiras nacionais e diferentes mídias. Embora  venham sendo apropriadas e intercambiadas, em diferentes contextos nacionais e internacionais, desde a segunda metade do século XIX, estes movimentos agora ocorrem em uma velocidade sem precedentes, graças especialmente às novas tecnologias. 
 
Deste modo, este evento se baseia na convicção de que a fotografia, como uma prática e como um arquivo em permanente expansão, resiste a fixar-se em um simples local. À medida que viaja pelo mundo, redefine-se constantemente, sendo recontextualizada e relida. Seguindo o movimento das fotografias dentro e fora das diferentes tradições fotográficas nacionais, em particular no contexto latino-americano, este ciclo de debate pretende, portanto, ajudar a compreender o lugar e o papel destas imagens na contemporaneidade.

Em virtude de seu foco na itinerância, o evento foi concebido de modo a incluir pesquisadores de diferentes países e de distintas disciplinas, pois somente a partir deste tipo de colaboração internacional as questões que constituem seu escopo podem de fato ser enfrentadas. Tais questões  serão reunidas sob três problemas-chave:  

circulação das imagens para além das fronteiras culturais, sociais, étnicas e nacionais;  

diálogo entre fotografia e outras mídias, tais como o cinema, a literatura, o teatro e arte no contexto internacional;  

relação entre fotografia e arquivo, no que toca à memória, à história, à justiça e à poética fotográfica.


ENDEREÇOS:
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)
Av. Pasteur, 250 - UFRJ - Urca, Rio de Janeiro/RJ

Instituto Moreira Sales
Rua Marquês de São Vicente, 476 - Gávea, Rio de Janeiro/RJ



Mais informações no site: fotoitinerante.wordpress.com

Um comentário: