terça-feira, 11 de outubro de 2011

BLOGS CUBANOS



Assisti um programa muito interessante, o Passagem para..., do Canal Futura, com os blogueiros cubanos, principalmente a  Yoani Sánchez, que ficou famosa no mundo todo por causa de seu blog Generacion Y - onde ela denuncia a censura, a perseguição e todos os desafios que a população do país socialista enfrenta.



O blog Generación Y foi eleito como um dos 25 melhores do mundo pela revista americana Time. A autora já recebeu diversos prêmios, entre eles o Ortega y Gasset de jornalismo, na Espanha. 

Apesar do isolamento de Cuba limitar a comunicação da ilha com o resto do mundo, alguns moradores não medem esforços para fazer com que suas palavras atravessem a fronteira. Cidadãos comuns, jornalistas e escritores independentes e estudantes viram nos blogs uma boa oportunidade de revelar o dia-dia da ilha e receber notícias de fora sem o filtro do governo . Os blogueiros de Cuba acreditam que o fim das restrições às remessas de dinheiro e às viagens de cubano-americanos ajude à circulação de informações no país. 


Além do Generacion Y visito outros blogs feitos por cubanos:


http://www.desdecuba.com/

http://www.desdecuba.com/reinaldoescobar/


http://www.bloggerscuba.com/

http://vocescubanas.com/

http://www.desdecuba.com/potro/


Nenhum comentário:

Postar um comentário