segunda-feira, 17 de outubro de 2011

FOTO | Boas fotografias

Artigo do site: fotografe uma ideia

Texto: Francine Matos

luz-e-cor-02.jpg

 

Tanto em fotografias de estúdio como em ambientes externos, precisamos desenvolver uma metodologia para tudo o que fazemos para que possamos criar uma fotografia surpreendente das demais. Buscando responder a pergunta sobre como conseguir boas fotos montamos uma lista de 7 características que compõem a foto de cair o queixo. Todas as dicas abaixo se aplicam a todo o tipo de fotografia.

Se houver uma característica que está acima de qualquer outra, é que cada imagem precisa ter uma razão, uma história e emoção. Para cada foto haverá uma história envolvendo sua composição, para cada emoção uma expressão, é preciso mostrar algo bonito com sentimento

*************************************

 

Uma ótima composição

Existem muitas regras e técnicas diferentes para cada criação de composição. É a regra do terço, regras de simetria, não tão comum a técnica de composições assimétricas que usa um objeto de compensação, as linhas principais e enquadramento. As regras muitas vezes podem ser quebradas, mas é importante sempre levar em consideração uma composição sólida.
uma-tima-composio-01.jpg
uma-tima-composio-02.jpg

Capture emoção

Como seres humanos, somos levados a emoções. Se algo nós faz rir ou chorar, a emoção é expressa de forma visual que contagia todos ao nosso redor. O fotógrafo deve fotografar momentos de emoção, são fotos assim que valem muito mais que mil palavras.
capture-emoo-01.jpg
capture-emoo-02.jpg

Conte uma história   

Algumas das minhas fotografias favoritas além da captura do momento contam uma história. Elas podem ter grandes composições ou nada muito interessante que chame atenção, mas o fato marcante da foto com toda certeza é a história que envolve aquele momento.
conte-uma-histria-01.jpg
conte-uma-histria-02.jpg

Deixe algo para a imaginação

Eu particularmente adoro fotos que contam uma história, mas adoro muito mais aquelas fotos que além de contar uma história deixam algo para a imaginação continuar. Todo mundo sabe que o livro é sempre melhor do que filme, porque nos permite usar a imaginação para criar os mais incríveis finais para os personagens. Nas imagens não é diferente! Elas permitem ter informações suficientes para imaginar o resto da cena.  
deixe-algo-para-a-imaginao-01.jpg
deixe-algo-para-a-imaginao-02.jpg

Misture conceitos

Imagens únicas muitas vezes contrapõem completamente contrastes entre objetos e conceitos. Um exemplo é fotografar uma bela noiva com seu vestido completamente branco ao lado de uma parede de grafite. Assim, a justaposição do que é belo e puro com o feio e impuro. Ou ainda fotografar a pobreza absoluta com algum símbolo de riqueza e poder.
misture-conceitos-01.jpg
misture-conceitos-02.jpg

Luz e Cor

A luz de um ambiente pode transformar completamente uma cena, pode encher a cena de cor, textura e vida. Na natureza, esses tipos de momento acontecem o tempo todo, exemplo, o amanhecer e o pôr-do-sol. Se soubermos controlar a iluminação desses momentos, e se você estiver no lugar certo e na hora certa, você pode capturar o melhor desses fenômenos naturais.
luz-e-cor-01.jpg

Perspectivas únicas
A maioria das pessoas vive suas vidas e veem o mundo com a mesma perspectiva. O que torna uma foto bela é a perspectiva que você toma para registrá-la. Em vez de fotografar uma criança na visão de um adulto, por que não fotografar da perspectiva da criança. Uma imagem com a visão de baixo para cima cria uma foto muito mais original e interessante.
perspectivas-nicas-01.jpg
perspectivas-nicas-02.jpg

Referência:

www.slrlounge.com


Fotografias de:

g-blossom





Nenhum comentário:

Postar um comentário