quarta-feira, 5 de outubro de 2011

LIVRO | 1968 O ANO QUE NÃO TERMINOU

O LIVRO DAS MINHAS FÉRIAS (comprado ontem, num sebo da Praça Tiradentes)

o meu é velhinho assim, e ainda mais, por ser da 1ª edição.



Sobre o livro:

Reconstruir os rumos que mudariam a história daquele ano, e conseqüentemente as trajetórias políticas e culturais do país, foi o primoroso relato do jornalista Zuenir Ventura, na obra 1968 – O ANO QUE NÃO TERMINOU: A AVENTURA DE UMA GERAÇÃO (Editora Nova Fronteira, 1988, 314 páginas). Testemunha das movimentações daquele período, Zuenir, vinte anos depois, faz uma análise riquíssima sobre o início dos anos de chumbo. Misturando entrevista com os envolvidos, documentos, até então, inéditos e suas memórias – além de um estilo literário desprendido de mágoas das vivências que sofrera quando preso -, o autor remonta um enorme quebra-cabeça de fatos que mudariam vidas e o destino da nação.
O ano em questão, marcado pela rebeldia dos estudantes na Europa – o famoso Maio de 1968 -, teve reflexo na juventude carioca e paulista (e em outras capitais brasileiras). As crescentes manifestações estudantis e o apoio dos populares desencadearam vários processos para tentar legitimar o uso da força por parte dos militares. Quatro anos depois do golpe – que fora apoiado pelos meios de comunicação e opinião pública –, inúmeras falhas administrativas desgastavam a imagem perante os populares. Descontentes com os rumos que o golpe culminava, as revoltas populares, arquitetadas pelos movimentos estudantis, tomavam às ruas. Ao mesmo tempo, a “Revolução Armada” ganhava corpo e força entre os jovens rebeldes com o sistema. 

[texto na integra aqui:eduardohb.wordpress.com]


Zuenir Ventura
Nasceu em 1931 em Além Paraíba, Minas Gerais. Formado em letras neolatinas, é professor universitário e jornalista há quase quarenta anos. Atualmente é cronista da revista Época e do jornal O Globo. Em 1989 recebeu o prêmio Jabuti (categoria reportagem) pelo best-seller "1968 - O ano que não terminou". 

Obras publicadas: 
1968 - O ano que não terminou. Rio de Janeiro, 1988. 
Obras traduzidas no exterior: - Viva Rio. Itália, Feltrinelli, 1997. 
Inveja - Mal secreto. São Paulo, 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário