domingo, 18 de outubro de 2009

Sobre a solidão

Acordar cedo e bem disposta.
Tomar um bom café com pão e manteiga me deixou feliz comigo mesma hoje. O dia parece estar perfeito - nem frio nem quente -
E o ritual de preparar o café, me despertou. Eu nem gosto de café preto (e acho que muitas pessoas também não), Mas o ritual de prepará-lo é tão gostosinho, né?
Botar água na chaleira para ferver; preparar o filtro; o pó.
Eu faço o meu café num bule azul bem bonitinho que minha prima Marcela me deu.
Depois coloco na garrafa térmica amarelo-vivo que uma amiga me deu e que só foi usada 2 anos depois, quando meu pai veio me visitar este ano e ficou 1 semana aqui na minha casa.
Mas o açúcar - eu aprendi na embalagem do café torrado e moído tradicionalmente, que eu uso, só deve ser colocado por quem vai beber na exata hora.
A vida pode ser assim também ?
Eu escolho a hora exata e coloco mais açúcar nela.
Passei o fim de semana sozinha na minha casa, e foi tão bom.
Nem dá vontade que acabe.
Quando somos boa compania a nós mesmos, somos melhores com os outros também.
E ficar só, pra mim é essencial, não sempre, não aquela solidão forçada e cheia de saudades de alguém que não está comigo.
Mas fazer tudo que quero, quando quero.
A comida, o livro, o filme, os horários.
Foi um fim de semana muito bom e tranqüilo.

Um comentário:

  1. Oi Luciana, td bem?

    Encontrei seu blog e gostei muito.
    Resolvi escrever algo sobre o seu texto.
    Muito podemos aprender com a solidão. O fato é que ela pode nos escravizar.Mas também podemos transformá-la em escolha. "O momento de estar só". E é aí que viramos o jogo e nos libertamos. É a diferença entre nos deixar consumir e aprender.
    Abraços.
    Martha.

    ResponderExcluir