terça-feira, 20 de outubro de 2009

CACHAÇA CINEMA CLUBE - no Cine Odeon




CACHAÇA CINEMA CLUBE

21 DE OUTUBRO DE 2009

Sessão “no princípio era o verbo”


No princípio era o verbo e como tudo que principia o verbo também era informe; mais se assemelhava aos versos de um poeta desvairado do que ao discurso de um demiurgo. Ainda misturado ao caos o verbo revela profecias, delírios, confusão como num poema de Rimbaud. Como tudo o mais o verbo também ganhou forma. Contudo o delírio persiste como uma praga.

A sessão de 21 de outubro do Cachaça Cinema Clube apresentará filmes sobre personagens verborrágicos e delirantes, sobre profetas e artistas excêntricos, sobre loucos solenes e solitários anônimos.



A FESTA

Após a degustação de cachaça Claudionor, eleita a 3° melhor do Brasil, o Cachaça Cinema Clube abre suas portas ao coletivo La Rica, que promoverá junto com DJ H, o DJ residente, uma noite sonoramente delirante. O grupo é composto pelos DJs André Amaral e Icarodatilus e tem como proposta atuar em lugares inusitados e promover, por meio da música, uma catarse coletiva.


OS FILMES

Solitário Anônimo, de Débora Diniz, 2007, 18’
O filme conta a impressionante história de um homem que não apenas planejou sua morte, mas transformou o processo de morrer em um experimento pessoal de controle do próprio corpo. Durante 58 dias não comeu, em um ato que simularia a morte natural. "Todos deixamos de comer antes da morte. Isso pode durar um ou cem dias", sustenta o personagem anônimo do filme.

Voz de Trombeta, de Afra Sana, 2006, 5’
A voz da razão soa sem eco.

Stela do Patrocínio - a mulher que falava coisas, de Márcio de Andrade, 2006, 15’
Stela quer falar. Feche os olhos. Escute.

Gentileza, de Diretor Dado Amaral, Vinícius Reis, 1994, 9’
Documentário sobre o profeta Gentileza, um "louco de Deus" que viveu no Rio de Janeiro e pregou por todo Brasil sua mensagem anti-capitalista, ecológica, social e religiosa, cujo ponto de partida é a máxima "Gentileza gera gentileza". O depoimento de Gentileza, sua atuação nas ruas do Rio de Janeiro e o registro de sua obra pictórica são os grandes atrativos do filme.

Damião Experyença, de Jimi Figueiredo e Ricardo Movits, 2007, 17’
Uma tarde com Daminhão Experiença, músico de 74 anos que gravou mais de 30 discos em sua vida, e hoje vive, por opção, como mendigo pelas ruas de Ipanema, no Rio de Janeiro. Pintor, poeta, cantor, cafetão, marinheiro, Daminhão vive à margem do planeta. Suas idéias polêmicas sobre sexo, drogas, política e religião são loucamente expressas em suas músicas, com uma lucidez impressionante. Misturando elementos rítmicos brasileiros, canções folclóricas e rock, a sua atitude e o seu discurso são referências marcantes do underground carioca e da cultura marginal brasileira. Usando a técnica do cinema direto, o filme acompanha Daminhão pelas ruas de Ipanema, que conversa com amigos enquanto canta suas músicas.


Cachaça Cinema Clube
Dia 21 de outubro de 2009.
Cinema Odeon Petrobras, às 21h.
Preço: 12 reais inteira / 6 reais meia.




www.cachacacinemaclube.com.br
cachacacinemaclube.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário