sexta-feira, 23 de outubro de 2009

O SOM DA SEMANA



O Quebra-Nozes , de Tchaikovsky.

A história baseia-se no conto "O Quebra-Nozes e o Rei dos Ratos", de E.T.A. Hoffman, mais tarde adaptado por Alexandre Dumas e musicado por Tchaikovsky.

Na noite de Natal, a pequena Clara recebe um presente especial do seu padrinho: um boneco quebra-nozes. O irmão, cheio de ciúmes, acaba por parti-lo. Apesar de o padrinho o ter conseguido reparar, Clara está preocupada e, quando todos vão dormir, vai à árvore de Natal ver como está o seu brinquedo. E a aventura começa. Ela adormece. Neste ponto é que a história realmente começa, dentro do sonho de Clara:

Acontece um ataque de roedores, comandados pelo rei dos ratos. O boneco quebra-nozes se transforma, e uma legião de soldados aparece para tentar defender Clara, porém o rei rato esta ganhando a batalha contra ele, até que Clara joga seu sapato no rei dos ratos e o derruba. Os soldados do rei rato pegam o corpo de seu líder do chão e saem correndo.

O príncipe-quebra nozes esta caído no chão, Clara gentilmente da um beijo nele. Quando esse beijo é dado, tudo se transforma, e o príncipe-quebra-nozes se transforma em um lindo príncipe.

O lindo príncipe leva Clara para conhecer a terra da neve, uma floresta encantada, dentro de um mundo mágico onde são recebidos por flocos de neves dançantes. Ele também leva Clara para conhecer a terra dos doces, local onde eles encontram a belíssima fada. Relatos da batalha contra o rei rato são feitos e a fada, para celebrar a vitória dos nossos heróis, presenteia a todos com uma festa de danças.
A primeira dança é a dança espanhola, seguida pela dança árabe. Logo após, uma série de bailarinos executam todas as outras danças, até chegar à dança final que é feita pela fada e pelo príncipe.

A história termina quando Clara acorda, abraçada com o seu boneco quebra-nozes embaixo da árvore de natal da sua sala de estar.

...................................................................................................

Passei a semana na Academia, e o Espetáculo desse ano é o Ballet Quebra Nozes. Ouvir as músicas, ver as fantasias... tudo muito lindo !


Espetáculos serão dias 12 e 13 de dezembro de 2009.

Um comentário:

  1. Vou me inspirar em ti e tentar escrever de vez em quando alguns post informativos no meu blog! Assim dissemino cultura e poupo um pouquinho de minhas idéias aqueles que se atrevem a ler-me... ;-p

    ResponderExcluir