quinta-feira, 1 de outubro de 2009

TRABALHO UNIVERSITÁRIO | as colunas da Grécia antiga



A arte grega era a síntese do realismo e idealismo, que harmonizavam as formas da natureza com as formas ditadas pelo Espírito, percorrendo toda a arte produzida na Grécia antiga, constituindo o principio básico da estética ocidental. Os artistas usavam a ornamentação de cunho vegetal junto com a de base animal, e os ornamentos eram inspirados como réplica realista de objetos usados nos cultos da época. Exemplos: guirlandas, peças rituais. Os gregos eram muitos ligados ao céu, mar e montes.

A civilização grega glorificou o homem como a mais expressiva criatura do universo e esta era a sua maior inspiração. Por isso a arte grega valorizava o homem como medida de todas as coisas.
Os templos foram construídos em homenagem aos deuses, com o objetivo de mostrar que os gregos eram os mais poderosos. A arte grega liga-se a inteligência, pois seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes e justos que se dedicavam ao bem-estar do povo.

No período helenístico a serenidade da escultura clássica cedeu lugar a uma exploração das emoções humanas que utilizou maior conhecimento de anatomia e uma escala mais ampla de temas aceitáveis. A arte grega, outrora um exercício consciencioso, tornou-se uma grande indústria.

Os gregos se dedicavam à construção, e sua maneira de construir era condicionada pelos materiais que estavam a sua volta, por suas necessidades especificas de segurança, conforto, origens e contatos raciais.




*
*
TRABALHO DE HISTÓRIA DA ARTE - LUCIANE - 2009
ALUNOS: JEAN, SARAH, EDILAINE E LUCIANA.

Um comentário:

  1. Só faltou misturar o noel rosa aqui nessa postagem!!!
    muitooo boom... está safra em arte grega hein.. já pode fazer visita a museus e cobrar por isso.. menos para mim, pq ainda to aprendendo de você!
    rs
    bj

    ResponderExcluir