quarta-feira, 30 de setembro de 2009

TRABALHO UNIVERSITÁRIO | Noel Rosa

A vida de Noel Rosa
Noel Rosa nasceu em 11/12/1910 na cidade do Rio de Janeiro. Era neto de médico, e o desejo de sua mãe é que ele também fosse.
O parto foi difícil e os médicos não tinham alternativa, se não forçassem o seu nascimento, mãe e filho poderiam morrer. E assim nasceu Noel de Medeiros Rosa, marcado pelo fórceps que lhe fraturou e afundou o maxilar inferior, provocando também a paralisia parcial do lado direito de seu rosto.
Certa vez a mãe de Noel preocupada com sua saúde, escondeu as roupas do filho, justamente num dia que os amigos iam buscá-lo para uma festa. – “Como é Noel, vamos para o baile? “E eu, dentro do quarto, mas com que roupa? Mal eu tinha acabado de soltar a frase, quando ocorreu-me a inspiração de fazer um samba com esse tema. Foi um barulho, todo mundo cantou. É assim que eu faço as minhas coisas. Essa música foi gravada para o carnaval de 1931 e foi transmitida pelos alto-falantes dos clubes carnavalescos sendo o maior sucesso, onde vendeu 15.000 discos.

Noel Rosa cantor
Noel gravou 42 das suas músicas, também participou do Bando de Tangarás, tocando violão e participando do coro da maioria das suas gravações entre 1929 e 1932 (ouça algumas destas gravações na Rádio Noel Rosa - Músico). Atuou também, exclusivamente como instrumentista, em ao menos dois grupos de estúdio da Odeon, Batutas do Estácio e Turma da Vila.


Noel Rosa compositor
O compositor Noel Rosa é provavelmente o primeiro autor brasileiro de música popular a ter sua obra passada ao chamado domínio público. A legislação brasileira determina que a obra de um autor é protegida pela lei do direito autoral durante toda a vida do compositor e por mais 70 anos após sua morte. Como o artista carioca morreu em 1937 (com apenas 26 anos), suas mais de cem composições solo ou feitas com parceiros (que também tenham falecido até 1937) estão livres para serem regravadas, recriadas e usadas por qualquer pessoa. Noel se junta desta forma a nomes como Chiquinha Gonzaga (falecida em 1935) e Ernesto Nazareth (1934), cujas obras também já haviam caído em domínio público. Porém, Noel Rosa é o primeiro da lista a ostentar grandes sucessos populares, com letras. Cerca de 130 canções compostas por ele ainda não podem ser utilizadas livremente, uma vez que foram feitas em parceria com autores que morreram há menos de 70 anos.


*
TRABALHO DA MATÉRIA PORTUGUÊS 2 - ALBERTINA - 2009
ALUNA: LUCIANA MONTEIRO

Um comentário:

  1. Você acabou de me dar uma ótima ideia...
    vou por a vida do meu músico tbm no meu blog..
    postagem muito interessante!!
    bj

    ResponderExcluir