quarta-feira, 23 de setembro de 2009

A Literatura na Exposição

Textos da Exposição Maravilhas do Universo:


“No mistério do sem-fim
Equilibra-se um planeta
E, no planeta, um jardim,
E, no jardim, um canteiro.
No canteiro uma violeta,
E, sobre ela, o dia inteiro,
Entre o planeta e o sem-fim,
A asa de uma borboleta.”
*Cecília Meireles



“Eterno, é tudo aquilo que dura uma fração de segundos, mas com tamanha intensidade, que se petrifica, e nenhuma força jamais o resgata.”
*Carlos Drummond de Andrade


“...pesando o nada e medindo o imponderável.”
*Fernando Durval


“O que é a Arte, senão o que também nos faz viajar no espaço e no tempo?”
*Julie Brasil


“Quando estás vestida ninguém imagina os mundos que escondes sob tuas roupas. Assim, quando é dia, não temos noção dos astros que luzem no profundo céu.
Mas a noite é nua.
E nua na noite, palpitam teus mundos e os mundos da noite.”
*Manuel Bandeira
.
.
.
"As minhas roupas, quero até rompê-las!
Quero, arrancado das prisões carnais,
Viver na luz dos astros imortais,
Abraçado com todas as estrelas!
A Noite vai crescendo apavorante
E dentro do meu peito, no combate,
A Eternidade esmagadora bate
Numa dilatação exorbitante!”
*Augusto dos Anjos (Queixas noturnas)
.
.
“O Universo não é uma idéia minha.
A minha idéia do Universo é que é uma idéia minha.
A noite não anoitece pelos meus olhos,
A minha idéia da noite é que anoitece por meus olhos.
Fora de eu pensar e de haver quaisquer pensamentos
A noite anoitece concretamente
E o fulgor das estrelas existe como se tivesse peso.”
*Alberto Caeiro (F. Pessoa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário