terça-feira, 6 de setembro de 2011

EVENTOS LITERÁRIOS PÓS-BIENAL

 
 
12 de setembro, segunda-feira
 
Edney Silvestre autografa seu primeiro romance, Se eu fechar os olhos agora, em palestra na Casa do saber. O livro conta a história de dois meninos de 12 anos que descobrem o corpo de uma linda mulher perto de um lago, numa pequena cidade da antiga zona do café fluminense. A cena se passa em abril de 1961, no mesmo dia em que Yuri Gagarin saiu da órbita terrestre, descortinando um universo de possibilidades para a humanidade. Insatisfeitos com a explicação oficial do crime, de que o culpado seria o marido, eles resolvem investigar por conta própria, desvendando um perverso painel de violência sexual, racismo, corrupção e espúrias alianças políticas, numa época em que o Brasil caminha para a industrialização. Uma trama comovente e repleta de referências a um dos momentos mais importantes do cenário político e cultural do Brasil e do mundo.
 
Data: 12 de setembro
Horário: às 20h
Local: Casa do Saber   
End.: Av. Epitácio Pessoa 1164
Tel.: 21 2227-2237
 
 
12 de setembro, segunda-feira
 
Premiado autor e tradutor, Marco Lucchesi participa de palestra na Estação das letyras. Na ocasião, autografa sua estréia em novo gênero, o aguardado romance O dom do crime. Ao final da década de 1860, Machado de Assis prepara, como de hábito, a edição do jornal Diário do Rio de Janeiro. A morte de uma mulher e o respectivo julgamento mobilizam a cidade: mais um crime passional no Rio de Janeiro. Um marido, tomado pela certeza (sem qualquer comprovação) de estar sendo traído, age movido pelo ciúme. Crime que teria inspirado Machado de Assis a escrever Dom Casmurro...
 
 
Data: 12 de setembro
Horário: às 18h
Local: Estação das Letras    
End.: Rua Marques de Abrantes 177
 
 
13 de setembro, terça-feira
 
Ligia Azevedo, um dos ícones de beleza e qualidade de vida no Brasil, autografa As aventuras e receitas de Ligia Azevedo. Nos anos 1980, foi comparada a Jane Fonda, no entanto, foram o seu carisma e a qualidade de seu trabalho que fizeram do seu nome sinônimo de saúde e bem-estar. Precursora dos spas, que se tornaram fenômeno para os que queriam emagrecer e hoje são ótimos espaços para relaxar e se divertir, Ligia apresenta em Aventuras e receitas a sua história, desde a infância no Acre até assumir o posto de referência para toda uma geração. Este volume especial acompanha ainda as famosas e deliciosas receitas do livro Caloria limitada - receitas de spa, com dicas e pratos com poucas calorias e muito sabor.
 
 
Data: 13 de setembro
Horário: às 19h
Local: Travessa do Shopping Leblon
End.: Av. Afrânio de Melo Franco nº290 2º piso - lj 205
Tel.: 21 3138-9600
 
13 de setembro, terça-feira
 
Jean-Marie Blas de Roblès autografa o romance Lá onde os tigres se sentem em casa, vencedor do Prêmio Médicis 2008, na Maison de France. Em narrativa envolvente e bem-humorada, o escritor francês conta a história de um jornalista francês em terras maranhenses, que prepara a publicação de biografia sobre jesuíta brasileiro. Passagens picantes, questões sociais e histórias de amor se misturam ao enredo principal.
 
Data: 13 de setembro
Horário: às 18h
Local: Mediateca da Maison de France
End.: Av. Pres. Antônio Carlos 58
 
 
13 de setembro, terça-feira
 
O ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná Jaime Lerner autografa O que é ser urbanista (ou arquiteto de cidades)?, novo volume da série O que é ser. Nele, o renomado arquiteto e urbanista conta sua trajetória profissional em depoimento a Antônio Carlos Vaz. Fala, ainda, sobre o início de sua carreira, o conceito de cidade, criatividade, entre outros temas.
 
 
Data: 13 de setembro
Horário: às 20h
Local: Casa do Saber   
End.: Av. Epitácio Pessoa 1164
Tel.: 21 2227-223
 
 
15 de setembro, quinta-feira
 
Marcia Tiburi participa de palestra na Casa do Saber. Depois do debate, ela autografa Olho de vidro, onde discute as relações entre pensamento reflexivo e imagem. Com a autoridade de quem filosofa e também conhece o fascínio da televisão por dentro e por fora, Marcia une, de forma brilhante, dois assuntos que num primeiro olhar nos parecem completamente díspares: filosofia e televisão. Dividido em três partes, Olho, Tela e Distância - cada uma abordando uma característica do fenômeno televisivo como prática estética -, e com um glossário de termos ópticos, o Opticário, finaliza com uma reflexão lúdica sobre o que está intrinsecamente envolvido nos atos que caracterizam uma sociedade visual.
 
Data: 15 de setembro
Horário: às 17h
Local: Casa do Saber   
End.: Av. Epitácio Pessoa 1164
Tel.: 21 2227-2237
 
 
15 de setembro, quinta-feira
 
 
Evando Nascimento, com phD em Filosofia pela Universidade Livre de Berlim, autografa Cantos do mundo, um livro filosófico e provocativo. Nele, Evando desloca as coisas de seu habitual, de seu lugar natural e esperado, e movimenta o mundo e seus cantos, obrigando-nos a nos movimentar com ele. Dividido em 3 partes - climas e paisagens; bestiário e cantos do mundo - tem forte teor autobiográfico.
 
 
Data: 15 de setembro
Horário: às 19h
Local: Travessa do Shopping Leblon
End.: Av. Afrânio de Melo Franco nº290 2º piso - lj 205
Tel.: 21 3138-9600

Um comentário:

  1. Peço licença para entrar nessa bolha. Muito bom aqui... tem até gatos!

    Saudações,

    Margot Félix!

    ResponderExcluir