segunda-feira, 26 de setembro de 2011

DOCUMENTÁRIO | A história de Kim Phuc (2007)

Documentário dirigido por Shelley Saywell, no Canadá em 2007.




Oito de Junho de 1972. Uma fotografia choca o mundo civilizado.
Kim Phuc, uma criança vietnamita do norte de nove anos ,atrozmente queimada por um bombardeamento de napalm , corre a chorar num desespero e susto total.
É transportada pelo jornalista que a fotografa e a leva para o hospital.
Ainda hoje doí o olhar para esta fotografia. Não é fácil.
Depois de dezessete operações dolorosas e de uma díficil recuperação, Kim foge do Vietname e vai para o Canadá. Aí vive, sofrendo de asma, diabetes, enxaquecase múltiplas alergias . A sua pele queimada pelo napalm nunca recuperará. E é mãe. De duas crianças.



É redescoberta pelos media em 1995. O que contribui para lhe facilitar a vida economicamente.
Não é barato viver com tão pesada herança de danos físicos e psicológicos.
Há fotografias que expressam bem mais do que mil palavras. Não adianta eu prosear àcerca.



Há ainda demasiadas Kim em todo o mundo. E talvez, no papel de vítima que lhe foi destinado pela história, ela até tenha tido sorte. Sobreviveu.


Sinopse

Se há uma fotografia que captou a natureza horrível de guerra do Vietnã, foi aquela de uma menina de nove anos correndo nua numa estrada e chorando por causa das queimaduras de napalm que devoravam sua carne. Lamentavelmente, a foto que comoveu e levou às lágrimas milhões no mundo inteiro e desempenhou um papel importante para o êxito do movimento contra a guerra do Vietnã, fez de Kim Phuc uma figura simbólica que foi usada durante muitos anos pelo governo Vietnamita.
Contando a história de Kim, Shelley Saywell usa pungentemente os noticiários daquela época, quando a menina horrivelmente ferida correu para os jornalistas, pedindo ajuda, que foi dada heroicamente. Ela também filmou os médicos e os jornalistas que garantiram a sobrevivência de Kim, há 25 anos.
A equipe de filmagem de Saywell acompanhou numa odisséia notável ao muro do Memorial do Vietnã, em Washington, como parte das cerimônias do Dia dos Veteranos dos Estados Unidos. Lá, dignitários lutaram para conter as lágrimas quando Kim, que para eles ainda era a menina que o mundo inteiro queria consolar, deixou claro que sua missão era de um perdão amplo.
A História de Kim termina num encontro inesperado entre Kim e o comandante americano que admite ter ordenado o ataque com napalm que quase a matou. Pela primeira vez ele revela, para ela e para os espectadores, seu papel nos acontecimentos daquele dia.

Ficha Técnica

Estado: Em DVD
Título Original: Kim´s Story
Gênero:Documentário
Direção:Shelley Saywell
Roteiro:Shelley Saywell
Produtores:Shelley Saywell
País de Origem: Canadá
Estreia no Brasil: 2007
Estreia Mundial: 2007
Duração: 60 minutos

vez com Christopher Wain, o correspondente de guerra que ajudou a salvar a vida dela.
Enquanto o fotógrafo vietnamita Nick Ut fazia a foto que entrou para a história, Wain ajudava a jogar água sobre o corpo de Kim, ao mesmo tempo que comandava a equipe para filmar as cenas terríveis. O reencontro foi promovido pela emissora britânica BBC em maio de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário