quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A LITERATURA NO CINEMA



Festival Adaptação leva filmes raros e debates com grandes nomes da literatura e do cinema latino-americanos ao Rio de Janeiro
As atividades ocorrerão na CAIXA Cultural e no Espaço SESC
O Projeto Adaptação: a Literatura no Cinema cresceu e ganhou status de festival dedicado à produção literária e cinematográfica latino-americana. Entre os dias 23 de agosto e 04 de setembro, a CAIXA Cultural do Rio de Janeiro abrigará exibições de películas do México, Argentina, Cuba e Brasil em sessões raras ou inéditas em terras brasileiras. As sessões de cinema serão seguidas de debates com diretores, roteiristas e escritores nacionais e internacionais.

Paralelamente, palestras gratuitas serão realizadas no Espaço SESC com a participação de pesquisadores e expoentes do cinema e da literatura nacional. O Festival Adaptação - Edição América Latina é uma produção da Daza Cultural, comandada pela jornalista Carolina Benjamin, a atriz Leandra Leal e a roteirista Rita Toledo. Carolina e Rita assinam a curadoria do Festival ao lado do roteirista Lucas Paraizo.

Lucas é também diretor do documentário que abre a programação em sessão de pré-estreia. “O Roteirista”, que dá o tom do Festival, será exibido nesta segunda-feira (22) no Estação SESC espaço, às 21h. Após a exibição, a festa será animada pela DJ Tati da Vila. O filme traz depoimentos de importantes roteiristas brasileiros em atuação ao revelar um panorama da produção atual e abrir campo para as questões estéticas e políticas que envolvem a escrita para o cinema hoje.

“Um dos principais objetivos do Festival é ser ponto de encontro e troca de ideias entre autores, artistas, escritores e diretores, e oferecer ao público a oportunidade de fazer parte deste debate”, explica Carolina Benjamin, idealizadora do projeto. “Embora não tenha como foco a relação do cinema com a literatura objetivamente, o documentário de Lucas Paraizo joga luz neste personagem que em geral permanece pouco visto - às vezes por opção própria - no universo dos autores das produções cinematográficas: o roteirista”, completa Rita Toledo.

Mostra Latino-americana

Alguns clássicos, difíceis de serem vistos nas telas brasileiras, fazem parte da Mostra de Filmes da CAIXA Cultural. Um exemplo é “O Galo de Ouro”, de Roberto Gavaldón: primeiro roteiro para cinema de Gabriel García-Márquez adaptado em 1964 a partir do original do Mexicano Juan Rulfo. A versão director’s cutde "Lista de Espera", recém-finalizada por Juan Carlos Tabio, será exibida pela primeira vez fora de Cuba. Os dois roteiristas, Arturo Arango e Senel Paz, estarão no Rio a convite do Festival para conversar com o público após a exibição do longa.

Um dos destaques da curadoria são as dobradinhas de diferentes adaptações a partir do mesmo livro. “É a chance de assistir duas versões de Pedro Páramo, um dos livros mais importantes da literatura mexicana, para os cinemas. O filme de Carlos Velo competiu com Terra em Transe, de Glauber Rocha, no Festival de Cannes em 1967”, exemplifica Lucas Paraizo.

Pela primeira vez, o público carioca vai ter o privilégio de assistir duas adaptações de Edmundo Desnoes. A primeira, o clássico "Memórias do Subdesenvolvimento" (Cuba, 1968), de Tomás Gutiérrez Alea, considerado o melhor filme cubano de todos os tempos e o segundo intitulado “Memórias do Desenvolvimento” (Cuba /EUA, 2010), a recente versão do atrevido Miguel Coyula, outro cubano que vem colhendo prêmios por onde passa: Festival de Havana, Málaga, entre outros.

O diretor de “Plata Quemada”, Marcelo Piñeyro, é um dos grandes nomes do cinema argentino que virá ao Brasil. Além do filme que o projetou para o mundo, outra adaptação, “O que você faria”, também participa da Mostra. Do México, virá a renomada roteirista Paz Alicia Garciadiego. Raridade em telas brasileiras, fruto da parceria da mexicana com Arturo Ripstein, o clássico “Principio y Fin” (México, 1993) fechará o festival. Após as sessões, Paz Alicia participará de bate-papo com o respeitado crítico de cinema José Carlos Avellar.

Mostra Brasil

Obras brasileiras enriquecerão a Mostra, que conta com três pérolas de Walter Lima Jr: “Menino de Engenho”, de 1965, “Inocência”, de 1983, e “A Ostra e o Vento”, de 1997. Walter vai ao Festival falar sobre seu processo de trabalho junto com Leandra Leal, atriz revelada pelo próprio diretor.

Machado de Assis e Graciliano Ramos ocupam lugares especiais no evento. Serão confrontadas duas visões cinematográficas sobre a obra machadiana Brás Cubas: "Memórias Póstumas" (2001), de André Klotzel, sob um olhar mais tradicional; e “Brás Cubas" (1985), de Julio Bressane, com uma abordagem mais experimental. Dois clássicos da literatura nacional adaptados por dois mestres do cinema nacional estão na programação: “Vidas Secas”, por Nelson Pereira dos Santos, e “São Bernardo”, de Leon Hirszman.

Outros destaques são o bate-papo com Marcelo Rubens Paiva e Flávio Tambellini após a exibição de “Feliz Ano Velho e“Malu de Bicicleta” e o debate sobre “A Experiência Cubana na Escola de Cinema EICTV”, com a participação de Orlando Senna, presidente da TAL –Televisão América Latina, ex-diretor da EICTV e ex-secretário do Audiovisual.
Debates no Espaço SESC

As palestras gratuitas do Espaço SESC ocorrerão às terças e quartas-feiras (23, 24, 30 e 31 de agosto). Serão duas mesas por dia: às 18hs, um ciclo organizado por Tadeu Capistrano, que conta com a participação de pesquisadores das principais universidades cariocas. E às 20hs, renomados cineastas e escritores, cujas obras estão em produção, conversarão com o público sobre os diferentes estágios do processo de adaptação de uma obra literária para o cinema.

É o caso de Milton Hatoum, com três livros sendo adaptados para o audiovisual: “Dois Irmãos”, a ser dirigido por Luiz Fernando Carvalho para TV; “Relato de um Certo Oriente”, assinado por Marcelo Gomes, e “Órfãos do Eldorado”, por Guilherme Coelho, ambos para o cinema. Maria Camargo, co-roteirista das três obras, estará presente para guiar a conversa com o público.

Daniel Galera, autor de “Cordilheira” e “Cão Sem Dono”, conversará com o produtor Rodrigo Teixeira, idealizador da série “Amores Expressos” e responsável pela iniciativa de adaptar a música “Olhos nos Olhos”, por Karim Ainouz. Walter Carvalho, que recentemente comprou os direitos do livro “Búfalo”, do jovem escritor Botika, encerra o ciclo em conversa com o autor.



Serviço:

CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinemas 1 e 2 Endereço
Av. Almirante Barroso nº 25, Centro (estação metrô Carioca)


Espaço SESC

Rua Domingos Ferreira, 160 – Copacabana – RJ

Data: entre os dias 23 de agosto e 04 de setembro


Mais informações
www.literaturanocinema.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário