sábado, 13 de agosto de 2011

11º Congresso Mundial de Art Déco | no Rio




De 14 a 21 de agosto, o Rio de Janeiro será a capital do Art Déco. 
Exposições, visitas guiadas, vernissage, apresentações, palestras, mesa-redondas e shows farão parte da programação do congresso. 



Sobre o Evento

O Congresso Mundial de Art Déco é um evento bienal que acontece pela primeira vez na América Latina, em 2011. Acontecerá um minitour  por Copacabana, o “Circuito Pérolas do Lido”, onde os participantes podem observar as construções no estilo Art Déco espalhadas  pelas ruas do bairro.

O Rio de Janeiro é o local no Brasil que mais concentra esses tipos de construções, devido à influencia que sofreu nos anos 20. A arquitetura Art Déco nasceu na França e inspirou a elite carioca. Virou sinônimo de glamour e modificou o hábito de moradia na cidade, levando a alta sociedade acostumada com seus palacetes a morar em prédios, onde a decoração geométrica dava novo contorno à cidade. Um sinônimo de escultura em Art Déco é justamente o maior cartão postal do Rio e do Brasil: o Cristo Redentor. A escultura completa 80 anos em 2011.

Na programação de palestras estão grandes nomes que são referência no estilo. Especialistas de reconhecimento internacional e convidados do mundo todo fazem parte dos presentes, entre eles Robin Grow, presidente da Art Déco & Modernism Society; a francesa Florence Camard, expert no estilo; Michèle Lefrançois, doutora em História da Arte, do Musée des Années 30 e o arquiteto e historiador, Fabio Grementieri. Há também uma programação especial de pré-evento em São Paulo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário