quinta-feira, 11 de agosto de 2011

CURSO | A FOTOGRAFIA BRASILEIRA MODERNA E CONTEMPORÂNEA

Estão abertas as inscrições para o curso A fotografia brasileira moderna e contemporânea, que será realizado no IMS-RJ nos dias 16, 17 e 18 de agosto. Os alunos terão aulas teóricas com Helouise Costa, curadora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP) e coautora do livro A fotografia moderna no Brasil; Maurício Lissovsky, historiador e professor da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Milton Guran, fotógrafo e coordenador do FotoRio; e Sergio Burgi, coordenador de fotografia do Instituto Moreira Salles.

O objetivo do curso é permitir aos alunos um exame da produção fotográfica brasileira dos anos 1940 até hoje, tendo como referência o panorama internacional do período, em boa parte representado por significativas obras presentes na mostra Extremos, atualmente em exibição no IMS. O curso analisará ainda a inserção gradual da fotografia brasileira moderna e contemporânea no cenário da fotografia internacional.

Veja a programação completa abaixo:

– 16/08 (terça-feira), das 19h às 21h
Aula com Helouise Costa – Fotoclubismo e fotojornalismo no Brasil (1940-1950): duas manifestações da fotografia moderna

– 17/08 (quarta-feira), das 19h às 21h
Aula com Maurício Lissovsky – A fotografia nas décadas de 1960 e 1970: modernismo em crise

– 18/08 (quinta-feira), das 19h às 21h
Aula com Milton Guran e Sergio Burgi – A fotografia brasileira moderna e contemporânea e sua inserção no cenário internacional


Valor: R$ 60,00. Estudantes com carteirinha pagam meia (R$ 30,00)
Carga horária total: 6 horas
Inscrições somente na recepção do IMS-RJ



SAIBA MAIS SOBRE OS PROFESSORES:


Helouise Costa é docente e curadora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, onde atua desde 1993. Ministra disciplinas nas áreas de fotografia, museologia e arte contemporânea em cursos de graduação e pós-graduação. Publicou os livros Sem medo da vertigem – Rafael França (Marca d’Água, 1997); Waldemar Cordeiro: a ruptura como metáfora (Cosac Naify, 2002) e A fotografia moderna no Brasil (Cosac Naify, 2004), além de diversos artigos em catálogos de exposição e periódicos especializados. Como curadora, seus trabalhos mais recentes foram: Um dia terá que ter terminado, 1969-1975 (2011); Entre atos, 1964/68 (2009), Fotógrafos da vida moderna e Heresias – Uma retrospectiva de Pedro Meyer (ambas de 2008).

Maurício Lissovsky é historiador, roteirista e doutor em comunicação. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde leciona estética e teoria visual. Dedica-se, em especial, à história e à teoria da fotografia. Em 2009, publicou A máquina de esperar; origem e estética da fotografia moderna.

Milton Guran é fotógrafo e antropólogo. Realizador e coordenador-geral do FotoRio – Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro, foi curador convidado do MEP – Maison Européenne de la Photographie (Paris) para a exposição do Mois de la Photo de 2010. É autor de Agudás – Os brasileiros do Benim (Nova Fronteira, 2000) e Linguagem fotográfica e informação (Gama Filho, 2002, 3ª ed.). Ganhou prêmios como o Vitae (1990), o X Prêmio Marc Ferrez da Funarte (1998) e o Prêmio Pierre Verger da Associação Brasileira de Antropologia (Prêmio Especial do Júri – 2002), o Prêmio Ori 2007 da Prefeitura do Rio de Janeiro e o Prêmio Orilaxé 2009 do Grupo Cultural Afroreggae. É pesquisador associado ao LABHOI – Laboratório de História Oral e Imagem da Universidade Federal Fluminense e membro da diretoria executiva da RPCFB – Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil.

Sergio Burgi foi coordenador do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Fundação Nacional de Arte, no Rio de Janeiro, entre 1984 e 1991. É membro do Grupo de Preservação Fotográfica do Comitê de Conservação do Conselho Internacional de Museus (ICOM) e, desde 1999, coordena a área de fotografia e a Reserva Técnica Fotográfica do Instituto Moreira Salles (IMS), principal instituição voltada para a guarda e a preservação de acervos fotográficos no Brasil.


Instituto Moreira Salles – Rio de Janeiro
Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea
Tel.: (21) 3284-7400

Nenhum comentário:

Postar um comentário