terça-feira, 29 de maio de 2012

Receitas Papel Manteiga




OVOS MEXIDOS COM COGUMELO

6 ovos
um grande punhado de cogumelos
1 colher de sopa de manteiga
6 colheres de chá de leite
pimenta do reino a gosto
4 pitadas de sal
Aqueça uma frigideira e derreta nela a manteiga. Limpe, pique
e cozinhe os cogumelos na manteiga aquecida. Em uma tigela,
bata os ovos com o leite e o sal. Quando os cogumelos secarem,
derrame os ovos na panela, deixe um pouquinho e comece a mexer, formando mini-pedaços de ovos. Finalize com pitadas de pimenta do reino e sirva com torradas.

_do livro: papel manteiga, para guardar segredos [da Tatiana e Larissa]

****

Trecho do Livro:Bisa,

   Enlouqueço devagar nesta cozinha. Converso com as panelas e peço conselhos sentimentais ao manjericão, sendo que somente a hortelã deve entender destas coisas, afinal, há muito que é usada para perfumar hálitos.
   O moço que me levou ao cais tem apercido como fantasma. Me ajuda a carregar a lenha e some. Destranca a janela grande do restaurante, sorri e some de novo, diante dos meus olhos. tenho dúvidas sinceras se ele é uma alucinação ou uma verdade inventada que é, afinal, a mesma coisa. Ouço barulhos, risos e o cheiro de maresia entra pela porta, enovelando os cabelos e causando reações até em Senhorita Virgínia, que por sinal anda meio torta para o lado esquerdo estes dias.
   Inspirada em uma não-existência que me faz feliz, mal percebo e aprendo a ver e sentir sozinha. Já entendo quando os molhos pedem temperos, ouso vôos, cheiro azeites, choro com gosto picando a cebola. Comemoro os progressos sozinha, em brindes às escondidas com o vinho do Porto. Como a senhora fazia quando terminava um poema, lembra? Um brinde ao que passou, porque o que vem é melhor. Sua frase favorita me sai de repente e aconchega. Uso-a como se fosse minha. Talvez seja. Nossos olhos são os mesmos, deve ter mais coisas que também são. O gosto pelo agridoce e a capacidade de incendiar de risos um espaço com gentes, certamente. E embora eu saiba que possuir esse dom tem preço amargo, não reclamo. Uma certa melancolia é até bom pra cozinhar.

Antonia.

Um comentário:

  1. Adorei! "Enlouquecer" na cozinha, conversar com os temperos...
    Parabéns, menina na bolha.
    bj

    ResponderExcluir