quarta-feira, 30 de março de 2011

LIVRO | MOBILIÁRIO URBANO




Livro "Mobiliário Urbano", da arquiteta e urbanista Elvira Maria Rossi, pela editora Arte Ensaio. O livro traz imagens detalhadas do mobiliário urbano carioca, que é uma das minhas grandes paixões aqui nessa cidade, por isso vivo fotgrafando pelas ruas.

Mobiliário urbano é o conjunto de equipamentos localizados em áreas públicas de uma cidade, destinados à prestação de serviços, à comodidade e ao conforto exterior dos habitantes. Tais como: cabines de segurança, placas direcionais, abrigos de ônibus e táxis, postes informativos, lixeiras, relógios, postes de iluminação, apoio para bicicletas, quiosques, abrigos para telefones, sanitários e relógios eletrônicos, podendo incluir nesta lista monumentos, estátuas e obras de arte externa. 


As fotografias são assinadas pelos fotógrafos Renan Oliveira e Gustavo Malheiros, que conseguiram dar o tom de modernidade e exuberância às imagens da cidade. Direção de arte de Christiano Menezes, dono da premiada Retina 78, agência de Design responsável pelos projetos gráficos mais badalados do Rio de Janeiro.

MAS PARA ESTE POST, VOU MOSTRAR ALGUMAS DAS MINHAS FOTOS FEITAS PELAS RUAS DO RIO.


CENTRO

 ___A questão de pensarmos em mobiliário urbano é analisarmos as principais questões que envolvem a atuação do profissional de designer em intervenções urbanísticas. A revalorização dos espaços públicos através de interferências urbanísticas é um tema que vem cada vez mais mobilizando designers, arquitetos, cientistas sociais e governantes. Nos anos 90, ele se tornou uma questão central para a melhoria da qualidade de vida nas grandes metrópoles, dando origem muitas vezes a soluções não tradicionais e pondo em cheque muitas das crenças que moviam o debate em torno do assunto.

BANGU SHOPPING . ZONA OESTE

 O designer lida com a conservação do patrimônio, a produção em pequena de escala de equipamentos, as culturas locais e as subculturas, o kitsch e o bom gosto, as intervenções personalizadas e as padronizações. 

LIVRARIA DA VINCI. CENTRO

Tenho pensado muito nisso, fotogrado muito e utilzado cada vez mais este assunto nos meus dias de cidadã que trabalha no Centro, estuda na zona norte e mora na zona oeste.

LAPA

Um comentário:

  1. Passei por este espaço e gostei do que ví, assim como vc também gosto muito de fotografias, viver num grande centro é sempre uma fonte inesgotável de inspiração.

    beijo

    ResponderExcluir