segunda-feira, 28 de março de 2011

Anna Kahn | fOTÓGRAFA


A fotógrafa carioca Anna Kahn tem muitas fotos espalhadas pelo Rio e pelo mundo.
Suas fotos  apresentam uma forma muito coerente de retratar lugares. Os interiores e exteriores fotografados por Anna Kahn têm um clima de tensão, onde objetos e lugares comuns ou despercebidos se tornam fascinantes e ricos de charme ou mistério.



ANNA KAHN
Nasceu no Rio de Janeiro, em 1968. Formou-se em jornalismo pela PUC-RJ, em 1992. Estudou fotografia na School of Visual Arts, em Nova York, em 1995. Como voluntária, fotografou para a organização francesa “Médicos Sem Fronteiras”, em 1998. Viveu em Paris de 1999 a 2007, onde trabalhou para revistas e jornais brasileiros. Recebeu o prêmio de melhor fotógrafa pela “Commission Européenne de Presse”, em 2005, com a série “L’amour”.

 A exposição “Bala Perdida”, sobre as balas perdidas no Rio de Janeiro, foi exposta no Instituto Moreira Salles, de novembro de 2007 a fevereiro de 2008. O trabalho faz parte da coleção Instituto e também foi exibido na coletiva que celebrou os 60 anos da declaração de direitos humanos, no Centro Cultural da Justiça Eleitoral, com curadoria de Milton Guran, em dezembro de 2008.

Em 2009, exibiu seu ensaio “Olho mágico – Uma visão dos interiores de Copacabana”, no Centro Cultural da Justiça Federal, como parte da programação do FOTORIO. No mesmo ano participou da coletiva “Fotografia e Memória”, na Casa do Saber, e da coletiva “Rio de janeiro”, no Museu da República.

Em julho de 2010, Anna Kahn foi convidada pelo curador Feiko Hoekstra para fazer parte do projeto “Fryslan through foreign eyes”. Um fotógrafo de cada continente foi convidado para retratar uma região ao norte do Holanda, no Wadden Sea. O trabalho conjunto foi exibido em dezembro de 2010 e se tornará um livro. Seu trabalho foi mostrado no PhotoIreland Projections, em Dublin, também em julho de 2010.

Anna Kahn vive no Rio de Janeiro, onde realiza a maior parte de seu trabalho autoral. É representada pela Galeria Tempo, em Copacabana.


>

SITE DA FOTÓGRAFA | http://www.annakahn.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário