quarta-feira, 2 de março de 2011

A exposição de Cora Coralina

CORA CORALINA - CORAÇÃO DO BRASIL

a entrada da exposição, no primeiro andar do CCBB.


"A SABEDORIA VEM DO SIMPLES." 
 

 o cenário criado por Daniela Thomas.

  o cenário criado por Daniela Thomas.

Fui lá no CCBB especialmente para ver a exposição da poetisa Cora Coralina. Lá não pode fotografar, mas dei um jeitinho e tirei algumas fotos escondidas, sem flash. Minha amiga Sarah foi cúmplice, como sempre. Fato.

Já gostava muito das coisas que li da Cora e sobre Cora. Já usei alguns trechos seus em meus trabalhos de faculdade. Adorei tanto a exposição, o cenário de Daniela Thomas, os filmes, as fotos, as palavras, a história. Tudo é incrível. Comprei o livro da exposição e li todo na volta pra casa. Dentro do ônibus 300. Amei.

o livro da exposição. 

"Este é um poema de amor
tão meigo, tão terno, tão teu...
É uma oferenda aos teus momentos
de luta e de brisa e de céu...
E eu,
quero te servir a poesia
numa concha azul do mar
ou numa cesta de flores do campo.
Talvez tu possas entender o meu amor.
Mas se isso não acontecer,
não importa.
Já está declarado e estampado
nas linhas e entrelinhas
deste pequeno poema,
o verso;
o tão famoso e inesperado verso que
te deixará pasmo, surpreso, perplexo...
eu te amo, perdoa-me, eu te amo..."

painel de entrada da exposição.

"Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores."

a entrada da exposição.

"Recria tua vida, sempre, sempre.

Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça.

Faz de tua vida mesquinha

um poema." (Aninha e suas pedras)

 eu e os doces de Cora. Foto by amiga Sarah.


"Não sei se a vida é curta ou longa para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silencio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."


Um comentário:

  1. Oi luciana, eu estava fazendo uma busca sobre a clarisse lispector e caí de pára-quedas no seu blog.

    Fui lendo tudo e achando tão legal, até que cheguei a esse post e tive que comentar. Eu adoro cora coralina! Sou goiana e moro na cidade de Goiás, antiga vila boa, cidade da poetisa!

    Venha qualquer dia nos visitar, tirar alguns retratos e conhecer a cidade que amou e maltratou a 'aninha, menina feia da ponte da lapa'.

    Beijos, Jordana

    ResponderExcluir