sábado, 30 de maio de 2009

FOCO DO CINEMA ITALIANO



de 29 de maio a 4 de junho no ESPAÇO DE CINEMA e ODEON


_curtas de Ursula Ferrara:
O JOGO (la partita )(Itália 2002, 4’)

CINCO CÔMODOS (cinque stanze)(Itália 1999, 4’23’’)

QUASE NADA (quasi niente)(Itália 1997, 2’20’’)

AMOR ASSIMÉTRICO (amore asimmetrico)(Itália 1991, 2’)


_longa-metragem:
PINÓQUIO (pinocchio), clássico de Giulio Antamoro (Itália 1911, 40’)

com acompanhamento musical de GABRIELE MIRABASSI e GUINGA
Concerto Especial: GABRIELE MIRABASSI e GUINGA



SINOPSES

la partita (o jogo)de ursula ferrara (italia 2002, 4')
Acontece a todos de olhar e não ver. De ouvir, por vezes, o barulho e as vozes, enquanto o pensamento corre em direção ao passado, ao desejo não realizado, ou simplesmente em direção a nós mesmos. A esse sentimento podemos chamar de solidão. E quando as solidões se unem, os expectadores entram no campo do jogo junto com os jogadores.


cinque stanze (cinco cômodos)de ursula ferrara (italia 1999, 4'23'')
Os cinco cômodos habitados de uma casa.

quasi niente (quase nada)de ursula ferrara (italia 1997, 2'20'')
A vida, com suas imaginações, suas cores, seus rumores. Homem, mulher, criança, uma xícara de café da qual saem visões cotidianas e fantásticas. Uma selva de olhares, um abraço, um gato.


il vento fa il suo giro (o vento faz sua curva)de giorgio diritti (italia 2005, 110')
Chersogno é um povoado nos Alpes habitado por pessoas idosas que sobrevivem graças ao pouco turismo do verão. Um sopro de novidade chega quando um professor de francês vai morar na cidade com sua família à procura de um modo de vida mais próximo à natureza. O homem se torna pastor e dá inicio a atividade de fabricação de laticínios. Os recém chegados e sua atividade geram sentimentos contraditórios nos habitantes. A integração é difícil e a relação com a “diversidade” torna-se o eixo da narração em que emerge a sensação de que “as coisas são como o vento, sempre voltam”.


la ragazza del lago (a menina do lago)de andrea molaioli (italia 2006, 95')
São oito da manhã quando Marta, comendo uma rosquinha, está voltando pra casa depois de uma noite dormida na casa da tia. Uma van estaciona. Mario, menino afetado por um retardo mental, a convence a segui-lo até sua fazenda. Marta tem apenas seis anos. Chega no povoado o delegado Sanzio, policial experiente, há pouco transferido para aquela zona isolada. Outro crime está para ser consumado. Inspirado no romance "O olhar de um desconhecido" de Karin Fossum.

quando sei nato non puoi più nasconderti (uma vez nascido não vai mais dar pra se esconder)de marco tullio giordana (italia 2005, 115')
No centro da história está Sandro, um menino de doze anos, crescido em uma rica família de Brescia. O pai – Bruno – é um empresário de pequeno porte, a mãe – Lucia – também trabalha na empresa, no setor administrativo. Durante um cruzeiro de veleiro no Mediterrâneo Sandro cai no mar. Quando já não tinha mais forças, Sandro é visto por um barco de migrantes clandestinos. Radu, um menino romeno de dezessete anos o traz à tona. É o começo de uma aventurosa viagem de volta em direção à Itália.


tre lire primo giorno (três liras primeiro dia)de andrea pellizzer (italia 2008, 90')
Um idoso senhor simpático e cheio de iniciativa, tenta fugir de um hospital no qual está internado para alcançar seus velhos amigos que estão se encontrando vindos de toda a Itália.


il divo (o divo)de paolo sorrentino (italia 2008, 110')
Em Roma, ao nascer do sol, enquanto todos dormem há um homem que não dorme: Giulio Andreotti. Não dorme porque precisa trabalhar, escrever livros, levar uma vida boêmia e, por fim, também rezar. Acostumado a ser respeitado , Andreotti, adora o poder. Até que o poder paralelo mais potente do país, a máfia, lhe declara guerra.


il regista di matrimoni (o diretor de casamentos)de marco bellocchio (italia 2006, 107')
Um diretor, Franco Elica, entra em crise porque a filha casou com um católico fervoroso e porque está, contra sua vontade, obrigado a filmar a enésima versão de 'I Promessi Sposi'. Ele decide fugir para um povoado do interior da Sicília. Conhece também o príncipe Ferdinando Gravina di Palagonia, um nobre decadente que propõe que ele dirija o filme do casamento de sua filha, Bona. Franco se apaixona imediatamente pela bela princesa e decide salvá-la de um casamento de interesse.


pinocchio (pinóquio)de giulio antamoro (italia 1911, 40')

.
.
.

CONFIRA HORÁRIOS E PROGRAMAÇÃO AQUI:

http://www.grupoestacao.com.br/programacao/mostra.htm
.
.
.
EU QUERO VER TODOS !!


.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário