quinta-feira, 21 de junho de 2012

A hora mágica


©Luciana Monteiro



Nessa quinta-feira (21), a estação mais fria do ano chegou oficialmente ao hemisfério sul. Marcado pelo solstício, o inverno trás para os fotógrafos que gostam de aproveitar a "hora mágica", a oportunidade de fazer belíssimas imagens possíveis apenas nessa época.


Além das sombras mais suaves e dos detalhes e texturas mais marcados, revelados pela luz lateral, que são características naturais da luz do entardecer (ou amanhecer), é possível perceber durante essa estação, uma grande diferença nas cores que se espalham pelo céu. Essa característica bastante particular, ocorre porque os raios solares incidem perpendicularmente no hemisfério norte - onde acontece o verão - e consequentemente, têm uma incidência tangencial no hemisfério sul, onde é inverno. Ou seja, existe uma maior refração da luz. Podemos dizer então, que temos no inverno a intensidade da "hora mágica" ampliada.

_resumo fotográfico

2 comentários:

  1. Minha querida . Dizem que todo artista tem uma enorme criança dentro de si. Aposto que vc nunca imaginou em contar o número de angulos e olhares , cambalhotas que vc deu para dar aqueeeeeele click ! Vc é uma moleca muito da observadora e um gênio com uma máquina nas mãos ! Click ... Click... Bjo ! Gloria Lima

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Glória! Suas palavras me fazem mt bem!

    ResponderExcluir