COORDENAÇÃO: Paulo Julio Clement, Jornalista formado há 19 anos, teve passagens pelo Jornal dos Sports, O Dia e Jornal do Brasil. De 1991 até 2001, trabalhou em O Globo, nas funções de repórter e chefe de reportagem na editoria de esportes. Entre 1994 e 2001 foi responsável pela coluna Panorama Esportivo. Trabalhou também no Sistema Globo de Rádio entre 2001 e 2004, ocupando os cargos de Gerente Nacional de Esportes e Gerente Regional do escritório de Brasília da Rádio CBN. Entre 2005 e 2007 foi assessor de imprensa do jogador Ronaldo Fenômeno, do Milan e da seleção Brasileira. Desde maio de 2007 foi editor de esportes do Jornal do Brasil e em seguida Comentarista da Rádio Globo (SP). Atualmente é Editor Chefe do jornal MARCA CAMPEÂO (SP).
DISCIPLINAS
Técnicas de reportagem, texto e orientação p/edição em TVEstilo de cobertura, transmissões e entradas ao vivo. As diferenças de texto para os variados programas de televisão. Aula externa com gravação e orientação sobre o processo de edição em TV. Ao final do curso o aluno recebe um vídeo-release da sua gravação externa.
Luisa Prochnik - Mestre em comunicação social, participou de grandes coberturas esportivas como a Copa do Mundo 2006 e as Olimpíadas 2008 - produzindo transmissões ao vivo do Brasil - e produziu no local os Jogos Panamericanos 2007, as Paraolímpiadas em Pequim e o Mundial de Atletismo em 2009. Trabalhou na Globo seis anos e atualmente é editora do site Globoesporte.com.
Técnicas de reportagem, texto e edição para rádio
A linguagem ágil do rádio. A preocupação com a objetividade e informação. As diferenças de estilos entre a rádio jornalística e a rádio popular. As perspectivas de um mercado que se ressente de renovação.
Rafael Marques, repórter da Rádio Globo e Leandro Lacerda, repórter e locutor de esporte do Sistema Globo de Rádio.
Técnicas de reportagem, texto e edição para jornal
Tipos de cobertura esportiva. Ênfase na redação de textos.
Ricardo Gonzalez Editor de Esporte do SPORTV.
Ricardo Gonzalez Editor de Esporte do SPORTV.
Esportes OlímpicosA necessidade do conhecimento além do futebol. As dificuldades para quebrar a chamada ditadura do futebol nos veículos de comunicação. A cobertura dos jogos olímpicos.
Roberto Falcão Foi gerente de imprensa do Pan Rio 2007, diretor de atendimento e publicações da SPS Comunicação. Foi editor-executivo do Diário Lance! e subeditor de Esportes do Jornal do Brasil, pelo qual chefiou a cobertura da Copa do Mundo de futebol de 1994 (EUA) e Luciano Cordeirorepórter do Globoesporte.com.
Fotojornalismo Esportivo
A dinâmica do fotojornalismo. A emoção do momento. A importância das imagens e a interação entre o repórter e o fotógrafo na cobertura jornalística. Técnicas e truques utilizados no dia a dia do repórter fotográfico.
Júlio César Guimarães, Chefe da fotografia do portal uol.
Assessoria de ImprensaUm novo mercado para o jornalista esportivo. Como atender o cliente e despertar interesse da mídia para esportes menos populares que o futebol. O relacionamento com atletas e jornalistas. Assessoria de imprensa, uma atividade novíssima no futebol.
Roberto Falcão e Diogo Mourão Sócio diretor Media Guide Comunicaçã o (Assessoria de Imprensa do Comitê para Olímpico Brasileiro e Confederação Brasileira de Judô).
Jornalismo Digital
Internet: nova mídia, novos paradigmas, uma nova linguagem. A interação com o público. Transmissão de eventos na tela do PC. A notícia em tempo real.
Alexandre Baçallo, Colunista do site Yahoo e Luciano Cordeiro.
CICLO DE PALESTRAS
Aula InauguralPalestra: Desafios do Mercado de Trabalho
Paulo Julio Clement
Esportes RadicasClayton Conservani
Marketing EsportivoFernando de Ávila “Fernandão”
Legislação EsportivaLuis Guilherme Gutman
Alexandre Baçallo, Colunista do site Yahoo e Luciano Cordeiro.
CICLO DE PALESTRAS
Aula InauguralPalestra: Desafios do Mercado de Trabalho
Paulo Julio Clement
Esportes RadicasClayton Conservani
Marketing EsportivoFernando de Ávila “Fernandão”
Legislação EsportivaLuis Guilherme Gutman
Palestra de Encerramento Alex Escobar
OBJETIVO
Capacitar os participantes nas atividades do jornalismo esportivo. Desenvolver conhecimentos com foco no jornalismo esportivo impresso, rádio e televisão. Desenvolver e aprimorar de forma prática conhecimentos específicos utilizados no setor. Desenvolver a capacidade de percepção e criatividade na execução de tarefas.
PÚBLICO-ALVO
Estudantes e recém-formados interessados na capacitação em jornalismo esportivo. Profissionais da área que desejam reciclar e desenvolver conhecimentos. Pessoas que queiram adquirir competência específica.
INFORMAÇÕES GERAIS
Período: 16/8 a 29/11/12
Aulas: terças e quintas
Horário: 9:30 às 12:30h ou 18:30 às 21:30h
Carga horária: 112 h/a
Taxa de inscrição: 30,00
Valor: 1.760,00 Pagamento à vista - ou 4 parcelas x 490,00
Certificado: Será concedido certificado aos participantes com freqüência igual ou superior a 75% da carga horária do curso.
Capacitar os participantes nas atividades do jornalismo esportivo. Desenvolver conhecimentos com foco no jornalismo esportivo impresso, rádio e televisão. Desenvolver e aprimorar de forma prática conhecimentos específicos utilizados no setor. Desenvolver a capacidade de percepção e criatividade na execução de tarefas.
PÚBLICO-ALVO
Estudantes e recém-formados interessados na capacitação em jornalismo esportivo. Profissionais da área que desejam reciclar e desenvolver conhecimentos. Pessoas que queiram adquirir competência específica.
INFORMAÇÕES GERAIS
Período: 16/8 a 29/11/12
Aulas: terças e quintas
Horário: 9:30 às 12:30h ou 18:30 às 21:30h
Carga horária: 112 h/a
Taxa de inscrição: 30,00
Valor: 1.760,00 Pagamento à vista - ou 4 parcelas x 490,00
Certificado: Será concedido certificado aos participantes com freqüência igual ou superior a 75% da carga horária do curso.
LOCAL DE REALIZAÇÃO E INSCRIÇÕES
Rua México, 119/salas 1202 a 1208, Centro, Rio de Janeiro, RJ
Tels: (21) 2532-5125 / 2533-3768 e-mail: cursos@mudes.org.br
Rua México, 119/salas 1202 a 1208, Centro, Rio de Janeiro, RJ
Tels: (21) 2532-5125 / 2533-3768 e-mail: cursos@mudes.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário