quarta-feira, 29 de junho de 2011

Vapor Mágico

[...]

Outro dia, lembrei de um desses hábitos de avó, não das minhas, mas um costume antigo de deixar uma panelinha com especiarias, frutas e açúcar no fogo, apenas para perfumar a cozinha. Lá fui eu para a boca do fogão. Adoro casa perfumada. Uma panela pequena, um tanto de açúcar. Quanto? Umas quatro colheres. Em fogo médio, rapidinho virou caramelo. Longe da chama, coloquei uns paus de canela, uns cravos-da-índia, uma maçã cortada em quatro e completei com água. A cozinha já estava cheirosa, antes mesmo da poção mágica voltar ao fogão.

Tão logo a água perfumada começou a ferver, a sala se transformou. É marcante como o aroma natural de frutas e especiarias pode trazer imediatamente uma sensação de bem-estar, de aconchego, até de alegria. Pronto, fiquei viciada.

Usei a mesma panelinha por uns dias, até gastar. À medida que a água ia secando, eu regava com mais um pouco (que fique claro, a panela não fica no fogo o tempo todo!). Uma hora, o perfume acabou. Mas a minha obsessão por casa perfumada, não. Fiz novas combinações. 

Em lugar da maçã, usei laranja. Fiz com a casca que iria para o lixo, depois de fazer suco. Também já usei um limão. Ontem, caramelei o açúcar, polvilhei com um pouco de canela em pó, cortei uma laranja em fatias e juntei um resto de um chá a granel que tinha acabado de tomar.

Assim que a água ferve, dou uns minutinhos para a sala ficar perfumada e, depois, saio passeando pela casa para levar o aroma até os quartos, alimentando a minha casa com esse vaporzinho mágico.

>> Postado por Rita Lobo do www.panelinha.ig.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário