quinta-feira, 16 de junho de 2011

EXPOSIÇÃO DE FOTOS | Um retrato da sociedade brasileira: Coleção Francisco Rodrigues de Fotografias 1840-1920



EXPOSIÇÃO / SOCIEDADE NORDESTINA
 
Num capítulo importante do FotoRio, a exposição "Um retrato da sociedade brasileira: Coleção Francisco Rodrigues de Fotografias 1840-1920", englobando 190 imagens e dez albuns de família, registra um segmento importante da história da sociedade nordestina. É o que vai poder ser visto a partir de 16 de junho, no MNBA.


Dentre as curiosidades expostas destacam-se fotos de ilustres personagens como Carlos Gomes, Joaquim Nabuco e Castro Alves, e de crianças mortas, conhecidas como "anjinhos", retratadas como se vivas estivessem.


As obras integrantes desta exibição pertencem à Fundação Joaquim Nabuco, orgão do MEC situado no Recife. A coleção é fruto do esforço do cirurgião-dentista Francisco Rodrigues (1904-1977) que deu sequência ao trabalho do próprio pai, Augusto Rodrigues, que se dedicara a formar uma galeria de notáveis figuras do século 19. No seu impeto, Francisco Rodrigues conseguiu superar o seu antecessor, pois ampliou imensamente o que foi iniciado pelo pai, revelando-se um colecionador dotado de aguda visão sociológica e conferindo à Coleção o perfil histórico e social como ela hoje é conhecida: um símbolo da diversidade social brasileira.


Este riquíssimo acervo é originário do antigo Museu do Açúcar, vinculada ao extinto Instituto do Álcool e do Açúcar, e incorporada em 1974 ao acervo da Fundação Joaquim Nabuco. A coleção completa reúne a impressionante soma de 17 mil fotografias, todas elas hoje preservadas no Centro de Estudos e de


Documentação da História Brasileira da Diretoria de Documentação da Fundação Joaquim Nabuco.
A exposição Um retrato da sociedade brasileira: Coleção Francisco Rodrigues de Fotografias 1840-1920 tem curadoria das pesquisadoras Ana Maria Mauad, da Universidade Federal Fluminense e de Rita de Cássia Araújo, da Fundação Joaquim Nabuco, sendo ambas doutoras em História Social, e do fotógrafo e antropólogo Milton Guran, coordenador geral do FotoRio.


Organizada em vários ambientes, a mostra Um retrato da sociedade brasileira: Coleção Francisco Rodrigues de Fotografias 1840-1920 é fruto de um acurado trabalho de pesquisa, museologia e seleção de imagens, procurando justamente realçar a diversidade do seu imenso acervo original.
Inicialmente, há um "mosaico de diversas formas de sociabilidade"; em seguida, podem ser vistas imagens de notáveis com seus respectivos indicativos de riqueza e distinção social; há também ambientes dedicados à fotopintura, às fotografias de família e aos versos dos retratos, além de espaço para relíquias como daguerreótipos, ambrótipos e ferrótipos.

*************************
Data de abertura: 16 de junho de 2011, às 16h
Período: 16 de junho a 17 de julho de 2011
Visitação: de terça/sexta: das 10 às 18h;
sábados/domingos: das 12 às 17h
Preço: R$ 5,00 sendo a meia entrada: R$ 2,00.

*************************
Site: www.mnba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário