domingo, 22 de maio de 2011

WORLD PRESS PHOTO 2011 - Rio



A Caixa Cultural do Rio de Janeiro recebe a 54ª edição da exposição World Press Photo, a mais importante exposição de fotojornalismo do mundo. O Rio de Janeiro é a primeira cidade no continente americano a receber a exposição em 2011.

Repórter fotográfico do jornal O Dia, Alexandre Teixeira é um dos profissionais destacados com menção honrosa na exposição pela Fundação World Press Photo (WPP), da Holanda. Teixeira fez o registro de um tiroteio na Avenida Brasil, no Rio, no dia 3 de março de 2010. Por isso, recebeu a distinção da WPP na categoria Notícias em Destaque – Série de Fotos.








A grande vencedora da mostra, na categoria Retratos, foi a fotógrafa Jodi Bieber, da África do Sul, com o retrato de Bibi Aisha, a afegã que teve o nariz cortado ao fugir da casa para não sofrer mais maus-tratos do companheiro. O curador da mostra, Rafael Ferraz, lembrou que a imagem foi capa da edição de 9 de agosto de 2010 da revista norte-americana Time. A premiação da WPP é anual e elege as melhores fotografias publicadas na imprensa no ano anterior.

A exposição percorre vários países e costuma ser vista por mais de 2,5 milhões de pessoas a cada edição. No Rio, ela ficará aberta ao público até 19 de junho. Em seguida, seguirá para Brasília, onde poderá ser vista a partir do início de julho, indo depois para a Espanha, França, Estados Unidos, Canadá e outros países.

São ao todo 177 fotos, divididas pelas categorias Notícias em Geral, Notícias em Destaque, Pessoas e Notícias, Esportes, Assuntos Atuais, Vida Cotidiana, Retratos, Arte e Entretenimento e Natureza. Participaram dessa edição da premiação da WPP 55 fotógrafos de 23 nacionalidades.

O evento faz parte da programação do Ano da Holanda no Brasil, instituído pela presidenta Dilma Rousseff, com o objetivo de aproximar os dois países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário