Para quem gosta de fotografias um boa dica é o FOTORIO 2011, Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro, que é considerado maior e mais significativo evento de fotografia na América Latina, com a particularidade de ser um movimento de fotógrafos.
Nesta edição do FOTORIO será homenageada a Itália, apresentando aspectos comuns da fotografia e da cultura ítalo-brasileira, expondo autores italianos que fotografaram o Brasil e vice-versa.
O FOTO RIO 2011 ACONTECE EM VÁRIOS LUGARES NA CIDADE: CCBB, C. CULTURAL DOS CORREIOS, GALERIA DE ARTE IBEU, MUSEU NACIONAL, ATELIÊ DA IMAGEM, LARGO DAS ARTES, PARQUE DAS RUÍNA E GALERIAS.
*******************************
O FOTO RIO 2011 ACONTECE EM VÁRIOS LUGARES NA CIDADE: CCBB, C. CULTURAL DOS CORREIOS, GALERIA DE ARTE IBEU, MUSEU NACIONAL, ATELIÊ DA IMAGEM, LARGO DAS ARTES, PARQUE DAS RUÍNA E GALERIAS.
*******************************
Helena Barros - O fruto |
O Centro Cultural do Banco do Brasil realiza a abertura do FOTORIO 2011 - Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro, com a exposição de auto-retratos intitulada “Eu me desdobro em muitos – a autorrepresentação na fotografia contemporânea”, no dia 30 maio de 2011, às 19h, no 1º andar do CCBB. Inédita e exclusiva, a exposição é fruto da parceria entre o FOTORIO 2011 e a MEP - Maison Européenne de la Photographie, de Paris, e resultado de um trabalho de garimpo levado a efeito pelos curadores Joana Mazza e Milton Guran em vários países e em diferentes eventos, ao longo dos últimos dois anos.
Eu me desdobro em muitos – a autorrepresentação na fotografia contemporânea apresenta 69 obras físicas de sete artistas brasileiros e 14 estrangeiros, dentre os mais importantes autores da vanguarda da fotografia no campo da arte contemporânea no mundo. Complementam a mostra uma seleção de cinco vídeos curtos e interativos, com curadoria de Jean-Luc Monterosso, Diretor da MEP, e ainda a instalação “Estereoscopia” do carioca André Parente. “Para chegarmos a esse conjunto de obras,”, explicam os curadores “contamos com apoio dos próprios artistas, das galerias e instituições às quais estão ligados.
Selecionamos artistas seminais que dialogam no sentido contemporâneo com a autorrepresentação como os brasileiros Alisson Gothz, Helenbar, Luisa Burlamaqui, Fernanda Magalhães, Rodrigo Braga e Sofia Borges, o mexicano Gerardo Montiel Klint, a argentina Tatiana Parcero, o norueguês Bjorn Sterri e uma série de artistas europeus e norte-americanos da coleção da Maison Européenne de la Photographie, de Paris. São eles: Martial Cherrier, Gilbert & Georg, Robert Mapplethorpe, Duane Michals, Pierre Molinier, Orlan, Philippe Perrin, Pierre & Gilles e Cindy Sherman”. A mostra ficará aberta ao público de 31 de maio a 10 de julho, no CCBB, na Rua Primeiro de Março, 66, 1° andar (3808-2020), e tem entrada franca.
RS Comunicação