segunda-feira, 24 de agosto de 2009

O Curso do meu Sonho !


Jornalismo Cultural, Modo de Usar
.
O curso detalha o trabalho por trás dos chamados Segundos Cadernos, começando pela própria história de seu surgimento, com o Caderno B do Jornal do Brasil, terminando com o que se espera de uma boa crítica de arte.
Aborda a formação do profissional da área, os públicos-alvo, as relações com as fontes, as liberdades do texto e a fronteira entre fato e opinião.
.
.
Aula 1: O que se entende por jornalismo cultural?
A história peculiar dos cadernos de cultura no Brasil. Os seus grandes momentos: Caderno B, do Jornal do Brasil, nos anos 60; e a Ilustrada, da Folha de S. Paulo, nos anos 80. A tensão permanente entre "alta cultura" e "cultura de massa", educação e serviço ao leitor.
.
Aula 2: Quais as credenciais necessárias ao repórter?
O perigo de deslumbramento na convivência com artistas. As sempre complicadas relações com as fontes, pessoais e corporativas. As especificidades dessa área. As tentativas de aliciamento mediante brindes e viagens. Reportagem não é (ainda) crítica.
.
Aula 3: Como é o texto dos cadernos especializados?
A relativa liberdade e o espaço experimental, mesmo nos jornais mais sisudos. Entrevistas e perfis, os momentos privilegiados da profissão. Lições do New Journalism. O uso do humor. O troca-troca com a literatura. As questões de cada setor: cinema, música, artes etc.
.
Aula 4: O que se espera de uma boa crítica?
Aceitação, não convencimento. Cinco passos que ajudam nesse trabalho. Crítica também é informação, não apenas opinião. As referências canônicas no setor. Os grandes críticos no jornalismo brasileiro. A dificuldade universal e a dificuldade nativa com a crítica.
.
.
.
ARTHUR DAPIEVE é professor universitário, jornalista e escritor. Leciona Jornalismo no Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio, assina uma coluna semanal no “Segundo Caderno” do jornal O Globo desde 1993. Tem sete livros publicados, entre eles BRock - O rock brasileiro dos anos 80 (1995), Renato Russo - O trovador solitário (2000) e o romance De cada amor tu herdarás só o cinismo (2004)
.
.
.
A partir de 9 de setembro
Quartas-feiras das 19h às 21h30
Carga horária: 4 aulas
Custo: R$350 com opção de parcelamento em 2x (10% de desconto a vista)
Local: Grupo Estação - Rua Voluntários da Pátria, 53.
Botafogo, Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário