sexta-feira, 21 de maio de 2010

O Rio de CLARICE


Chá Literário celebra vida e obra de Clarice Lispector

A Biblioteca Popular Municipal Machado de Assis, em Botafogo, promove neste sábado, dia 22, às 17h, a primeira edição do projeto Chá Literário, que terá como tema O Rio de Clarice.

Iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, o evento será voltado para a vida e a obra da escritora Clarice Lispector através de imagens da cidade do Rio de Janeiro e de textos da escritora.

O evento será apresentado pela atriz e doutora em Letras pela PUC do Rio, Teresa Montero, autora da biografia de Clarice Lispector Eu Sou Uma Pergunta; e pelo escritor, fotógrafo e curador Pedro Karp Vasquez, mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e responsável pela edição de quatro livros de crônicas de Clarice Lispector.

Entrada Gratuita.
Biblioteca Popular Municipal de Botafogo - Machado de Assis.
Rua Farani,53 - Tel: 21 -25512449 .



****
SÁBADO (Clarice Lispector. A Descoberta do Mundo)

Acho que sábado é a rosa da semana; sábado de tarde a casa é feita de cortinas ao vento, e alguém despeja um balde de água no terraço: sábado ao vento é a rosa da semana. Sábado de manhã é quintal, uma abelha esvoaça, e o vento: uma picada de abelha, o rosto inchado, sangue e mel, aguilhão em mim perdido: outras abelhas farejarão e no outro sábado de manhã vou ver se o quintal vai estar cheio de abelhas. Nos quintais da infância no sábado é que as formigas subiam em fila pela pedra. Foi num sábado que vi um homem sentado na sombra da calçada comendo de uma cuia carne seca e pirão: era sábado de tarde e nós já tínhamos tomado banho. Às duas horas da tarde a campainha inaugurava ao vento a matinê de cinema: e ao vento sábado era a rosa de nossa insípida semana. Se chovia, só eu sabia que era sábado: uma rosa molhada, não?No Rio de Janeiro, quando se pensa que a semana exausta vai morrer, ela com grande esforço metálico se abre em rosa: na Avenida Atlântica o carro freia de súbito com estridência e, de súbito, antes do vento espantado poder recomeçar, sinto que é sábado de tarde. Tem sido sábado mas já não é o mesmo. Então eu não digo nada, aparentemente submissa: mas na verdade já peguei as minhas coisas e fui para domingo de manhã. Domingo de manhã também é a rosa da semana. Embora sábado seja muito mais. Nunca vou saber por quê.

2 comentários:

  1. Lucianaaaaaaa!!! quanto tempo!!!
    beijo grande!!!

    ResponderExcluir
  2. Olha! Muito bacana seu blog!
    Não estava sabendo dessa da Clarice!
    Vou linkar no meu pra sempre voltar!
    bjs!

    ResponderExcluir