Chá Literário celebra vida e obra de Clarice Lispector
A Biblioteca Popular Municipal Machado de Assis, em Botafogo, promove neste sábado, dia 22, às 17h, a primeira edição do projeto Chá Literário, que terá como tema O Rio de Clarice.
Iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, o evento será voltado para a vida e a obra da escritora Clarice Lispector através de imagens da cidade do Rio de Janeiro e de textos da escritora.
O evento será apresentado pela atriz e doutora em Letras pela PUC do Rio, Teresa Montero, autora da biografia de Clarice Lispector Eu Sou Uma Pergunta; e pelo escritor, fotógrafo e curador Pedro Karp Vasquez, mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e responsável pela edição de quatro livros de crônicas de Clarice Lispector.
Entrada Gratuita.
Biblioteca Popular Municipal de Botafogo - Machado de Assis. Entrada Gratuita.
Rua Farani,53 - Tel: 21 -25512449 .
****
SÁBADO (Clarice Lispector. A Descoberta do Mundo)
Acho que sábado é a rosa da semana; sábado de tarde a casa é feita de cortinas ao vento, e alguém despeja um balde de água no terraço: sábado ao vento é a rosa da semana. Sábado de manhã é quintal, uma abelha esvoaça, e o vento: uma picada de abelha, o rosto inchado, sangue e mel, aguilhão em mim perdido: outras abelhas farejarão e no outro sábado de manhã vou ver se o quintal vai estar cheio de abelhas. Nos quintais da infância no sábado é que as formigas subiam em fila pela pedra. Foi num sábado que vi um homem sentado na sombra da calçada comendo de uma cuia carne seca e pirão: era sábado de tarde e nós já tínhamos tomado banho. Às duas horas da tarde a campainha inaugurava ao vento a matinê de cinema: e ao vento sábado era a rosa de nossa insípida semana. Se chovia, só eu sabia que era sábado: uma rosa molhada, não?No Rio de Janeiro, quando se pensa que a semana exausta vai morrer, ela com grande esforço metálico se abre em rosa: na Avenida Atlântica o carro freia de súbito com estridência e, de súbito, antes do vento espantado poder recomeçar, sinto que é sábado de tarde. Tem sido sábado mas já não é o mesmo. Então eu não digo nada, aparentemente submissa: mas na verdade já peguei as minhas coisas e fui para domingo de manhã. Domingo de manhã também é a rosa da semana. Embora sábado seja muito mais. Nunca vou saber por quê.
Lucianaaaaaaa!!! quanto tempo!!!
ResponderExcluirbeijo grande!!!
Olha! Muito bacana seu blog!
ResponderExcluirNão estava sabendo dessa da Clarice!
Vou linkar no meu pra sempre voltar!
bjs!