sexta-feira, 28 de maio de 2010

FASHION RIO COMEÇOU !

Na terceira edição sob o comando de Paulo Borges, o Fashion Rio dá início à temporada para o Verão 2011 nesta quinta (27). Com investimento de mais de R$ 13 milhões, o evento contará com 34 desfiles até terça que vem (1 de junho). No total, quatro deles serão de marcas exclusivamente de moda praia: Lenny,  Salinas, Blue Man e a Triya, grife estreante nesta fashion week . Além dessas, marcas como a Cantão e a Totem promentem apresentar biquínis e maiôs em passarelas cariocas. O evento acontece novamente no Píer Mauá, Centro portuário do Rio.

CROQUI DA BLUE MAN


Com tema que faz referência ao Rio (“360º Cidade em Movimento”) e cenografia de Mari Stockler, o evento terá também duas exposições – uma com fotos do acerco do Instituto Moreira Salles, sobre os cem anos de construção do cais do Porto, outra, também de fotos, de Bruno Veiga – e duas feiras, uma de jóias (Jóia Brasil) e outra de negócios de moda, a Rio-à-Porter.

MODELO DO ACQUASTUDIO


PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO FASHION RIO:
27/5 - QUINTA
16h - Walter Rodrigues
17h - Nica Kessler
18h - Mara Mac
19h30 - Salinas
20h30 - R.Groove
21h30 - Acquastudio

28/5 - SEXTA
15h - Redley
17h - Claudia Simões
19h30 - Totem
20h30 - Graça Ottoni
21h30 - Lenny

29/5 - SÁBADO
16h - Cantão
17h - Tessuti
18h - Printing
19h - Maria Bonita Extra
20h30 - Ausslander
21h30 - Alessa

30/5 - DOMINGO
12h - Blue Man
16h30 - Filhas de Gaia
18h - Cavendish
19h30 - Melk-Zda
20h30 - Oestúdio
21h30 - TNG

31/5 - SEGUNDA
16h - Giulia Borges
17h - Patachou
18h - British Colony
19h - Juliana Jabour
20h15 - Espaço Fashion
21h30 - Carlos Tufvesson

1/6 - TERÇA
16h - Triya
17h - Lucas Nascimento
18h30 - Andrea Marques
19h30 - Têca
20h30 - New Order
21h30 - Isabela Capeto


CABELOS DA SALINAS

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Comidinha e Musiquinha

Continuando no modo light com meu blog, deixando de lado, um pouco, os eventos sociais-culturais-educativos que sempre posto aqui.

Coloco a Receita do Frango ao Molho de Creme que fiz segunda-feira (e acabou no mesmo dia):

. Numa panela grande derreter 1 colher de sopa de margarina
. Adicionar o filé de frango (ou sobrecoxa) cru e sem tempero nenhum
(acredite, dá certo no final)
. Deixe o frango dourar na margarina, vire dos dois lados
. Enquanto o frango está na panela, corte muita cebola em pedaços grandes
(corte cebola ao meio e depois ao meio de novo... e tá bom, nada de pedaços pequenos)
. Tire o frango dourado da panela e na mesmíssima panela jogue os pedaços de cebola
. Deixe dourar também, se quiser pode jogar um pouco de molho shoio (doura imediatamente!)
. Quando a cebola estiver dourada e macia, devolva o frango e mexa bem
. Acrescente 2 caldos de galinha e um pouco de água
. Deixe cozinhar por 10 a 15 minutos, mexendo algumas vezes
. Acrescente 1 caixa de creme de leite e mexa para deixar o creme uniforme
. Se quiser acrescente: milho, pimenta moída, champignon etc (solte a imaginação nessa parte)
(Dessa vez eu só coloquei milho, pq era a única coisa legal que tinha pra acrescentar. Fim de mês né...)
. Deixe cozinhar por mais uns minutinhos e está pronto !

_Sirva com arroz branco bem quentinho.

****************************************

E a múscia que não sai de minha cabeça desde semana passada, ela é tão linda, que vale a pena:

Vou te contar
Os olhos já não podem ver
Coisas que só o coração pode entender
Fundamental é mesmo o amor
É impossivel ser feliz sozinho

O resto é mar
É tudo que eu não sei contar
São coisas lindas
Que eu tenho pra te dar
Vem de mansinho a brisa e me diz
É impossivel ser feliz sozinho

Da primeira vez era a cidade
Da segunda o cais e a eternidade
Agora eu já sei
Da onda que se ergueu no mar
E das estrelas que esquecemos de contar
O amor se deixa surpreender
Enquanto a noite vem nos envolver

Vou te contar
Os olhos já não podem ver
Coisas que só o coração pode entender
Fundamental é mesmo o amor
É impossivel ser feliz sozinho

_Wave, Tom Jobim (1977)

terça-feira, 25 de maio de 2010

NADA COMO A CASA DA GENTE

Finalmente passei alguns dias em casa. Tenho corrido tanto que mal ficava em casa. Mas sábado e segunda, foram os dias! Até receita de comida gostosa eu fiz.

Sábado tinha 4 eventos para participar, mas sabe quando você chuta o pau da barraca e não vai a nenhum? Foi o que eu fiz. Vocês já fizeram isso? O peso na consciência aparece, mas ao mesmo tempo, é muito bom ficar livre, sem ter que pensar nas horas, nas roupas pra vestir, nos acessórios, nos fotos que vou tirar, nas coisas inteligentes que vou ter que pensar pra falar.

Parar e ficar sem fazer nada é muito importante. Eu defendo o ócio. É preciso. Só assim pude organizar algumas ideias do que tenho vivido e pude entender minha vida financeira, por exemplo. Porque este ano tenho ganhado bem mais dinheiro, mas tenho feito bem menos com ele. Quase não saio para gastar: cinema, teatro, jantares, bares etc. Não tenho feito nada disso. Mas já entendi o que acontece. Tenho pago muitas dívidas, muitas parcelas de coisas que acumulei ano passado quando estava desempregada. Ah! Ufa! Entendi. Daí meu aborrecimento com o dinheiro passou. To sem sair pra me divertir porque to me reerguendo financeiramente. Quitando as dívidas. Isso é muito importante. Então posso planejar para 2011. É só ano que vem que terei dinheiro livre pra viajar e passear. Entendi.

Na segunda, tive folga porque trabalhei domingo, fotografando o torneio de tênis do condomínio onde trabalho como repórter e fotógrafa. E tive muita sorte, porque passei o dia deitada com a compressa de água quente na minha barriga. As meninas me entendem né. Tem coisa melhor do que sofrer de cólica na nossa cama? Vendo TV e com a barriga quentinha? Não tem ne ?!

E a noite, namorado leva dois bolinhos Ana Maria de brigadeiro, só porque ele sabe que eu amo esses bolinhos. Comemos juntos, tomando Fanta uva.

E hoje, quando sai para trabalhar, fui feliz. Agradecendo a Deus pelo dia, pelo trabalho, pelo descanso.

E agora estou aqui, cheia de saudades da minha casa, não vendo a hora de chegar nela de novo. Faltam só seis horas.

Luciana Monteiro

sexta-feira, 21 de maio de 2010

O Rio de CLARICE


Chá Literário celebra vida e obra de Clarice Lispector

A Biblioteca Popular Municipal Machado de Assis, em Botafogo, promove neste sábado, dia 22, às 17h, a primeira edição do projeto Chá Literário, que terá como tema O Rio de Clarice.

Iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, o evento será voltado para a vida e a obra da escritora Clarice Lispector através de imagens da cidade do Rio de Janeiro e de textos da escritora.

O evento será apresentado pela atriz e doutora em Letras pela PUC do Rio, Teresa Montero, autora da biografia de Clarice Lispector Eu Sou Uma Pergunta; e pelo escritor, fotógrafo e curador Pedro Karp Vasquez, mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e responsável pela edição de quatro livros de crônicas de Clarice Lispector.

Entrada Gratuita.
Biblioteca Popular Municipal de Botafogo - Machado de Assis.
Rua Farani,53 - Tel: 21 -25512449 .



****
SÁBADO (Clarice Lispector. A Descoberta do Mundo)

Acho que sábado é a rosa da semana; sábado de tarde a casa é feita de cortinas ao vento, e alguém despeja um balde de água no terraço: sábado ao vento é a rosa da semana. Sábado de manhã é quintal, uma abelha esvoaça, e o vento: uma picada de abelha, o rosto inchado, sangue e mel, aguilhão em mim perdido: outras abelhas farejarão e no outro sábado de manhã vou ver se o quintal vai estar cheio de abelhas. Nos quintais da infância no sábado é que as formigas subiam em fila pela pedra. Foi num sábado que vi um homem sentado na sombra da calçada comendo de uma cuia carne seca e pirão: era sábado de tarde e nós já tínhamos tomado banho. Às duas horas da tarde a campainha inaugurava ao vento a matinê de cinema: e ao vento sábado era a rosa de nossa insípida semana. Se chovia, só eu sabia que era sábado: uma rosa molhada, não?No Rio de Janeiro, quando se pensa que a semana exausta vai morrer, ela com grande esforço metálico se abre em rosa: na Avenida Atlântica o carro freia de súbito com estridência e, de súbito, antes do vento espantado poder recomeçar, sinto que é sábado de tarde. Tem sido sábado mas já não é o mesmo. Então eu não digo nada, aparentemente submissa: mas na verdade já peguei as minhas coisas e fui para domingo de manhã. Domingo de manhã também é a rosa da semana. Embora sábado seja muito mais. Nunca vou saber por quê.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

COMUNICAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

Começou hoje o III Fórum de Comunicação e Sustentabilidade
na cidade do Rio de Janeiro

Os desafios relacionados à sustentabilidade econômica, social, ambiental e cultural são questões essenciais na agenda política da sociedade, das empresas e do planeta. Nesta terceira edição, o Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade, que tem entrada franca, irá promover, mais uma vez, o diálogo e a interação de temas relacionados ao entendimento da sustentabilidade. Estarão presentes nos dias 19 e 20 de maio, no Vivo Rio, no Rio de Janeiro, personalidades de diversas nacionalidades, das mais variadas áreas do conhecimento, para discutir a cultura da paz, o respeito social, ambiental, econômico e social.

PRÊMIOS DA PAZ

Já confirmaram a presença a guatemalteca Rigoberta Menchú, Prêmio Nobel da Paz (1992) por sua campanha pelos direitos humanos, especialmente a favor dos povos indígenas; o fundador do Grameen Bank, o banco dos pobres, Muhammad Yunus, Prêmio Nobel da Paz (2006); o idealizador do projeto Clean Up Day, Rainer Nõlvak que, em agosto de 2007, com a participação de 50 mil voluntários limpou a Estônia em apenas um dia; o escritor Leonardo Boff; o rapper MV Bill; o jornalista André Trigueiro; o jovem inglês Lucian Tarnowski, empreendedor por trás do BraveNewTalent, plataforma que conecta jovens a potenciais empregadores através de uma rede social; o poeta GOG – Genival Oliveira Gonçalves; a pedagoga e fundadora da Casa do Zezinho Tia Dag; a médica e fundadora da ONG Saúde Criança Renascer, Vera Cordeiro; o cantor e compositor Seu Jorge; e Ferrez, um dos mais respeitados escritores da atualidade, entre outros palestrantes.


OBJETIVO DO FÓRUM

O objetivo do evento é promover o debate entre os setores público, privado e a sociedade civil, sobre o conceito e a prática da sustentabilidade, tendo como ponto de partida os quatro princípios da Carta da Terra: Democracia, não violência e paz; Integridade Ecológica; Respeitar e Cuidar da Comunidade da Vida e Justiça Social e Econômica. A expectativa da produção do Fórum é que cerca de 2,5 mil pessoas compareçam aos dois dias do evento.

COMUNICAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

O papel da comunicação é fundamental para promover mudanças de conduta na sociedade e aproximar o discurso da prática. Para praticarmos a sustentabilidade, basta que todos pratiquem pequenas atitudes como não consumir mais do que se precisa; praticar a carona solidária, consumir produtos orgânicos; economizar água e energia, entre outros — enumera Marta Rocha, da Atitude Brasil, organizadora do Fórum.

SHOWS

Haverá show em homenagem aos dez anos da Carta da Terra. A apresentação conta com a participação de Seu Jorge, MV Bill, Mallu Magalhães e GOG. O Fórum será transmitido gratuitamente via internet para as universidades de fora do Rio de Janeiro, América Latina, Europa, África e Ásia, em tempo real, via webcast.

MAIS INFORMAÇÕES

http://comunicacaoesustentabilidade.com/2010/

segunda-feira, 17 de maio de 2010

World Press Photo começa hoje no Rio

A 53ª edição da World Press Photo acontece entre os dias 18/05 e 27/06, no Espaço Caixa Cultural do Rio de Janeiro.  O evento premia as melhores imagens publicadas na imprensa ao redor do mundo e nessa edição, fotos vindas de 23 países mostram fatos relevantes que aconteceram em 2009 na política, economia, esportes, cultura e natureza.

Neste ano, o paulista Daniel Kfouri é o representante brasileiro.


A exposição internacional de fotojornalismo reúne 162 registros de 63 fotógrafos. Com entrada franca, o evento será aberto ao público de terça a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 10h às 21h.


sexta-feira, 14 de maio de 2010

O mapa da mina dos livros, Santa Teresa - Rio



Neste sábado e domingo das 09:00 as 17:00 acontece a FLIST - Festa Literária de Santa Teresa. Esta é a 2ª edição. Homenageado é o poeta Manoel de Barros.

Alguns lugares importantes do bairro, para estarmos neste fim de semana.


CEAT - Centro Educacional Anísio Teixiera


Parque das Ruínas


Largo do Curvelo

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Convite: Festa Literária de Santa Teresa

Este ano o homenageado será o poeta Manoel de Barros.
Para conferir a Programação clique no link abaixo:
...
resposta poética de Manoel de Barros.
"Estou tentando escrever o Livro do chão. Lá o vento é vertical."

terça-feira, 11 de maio de 2010

Festa Literária de Santa Teresa, Rio de Janeiro


Em 2010, a Festa Literária de Santa Teresa - FLIST terá sua reedição nos dias 15 e 16 de maio. O sucesso da primeira edição foi enorme, o que nos estimulou a ampliar a duração da festa, passando a acontecer em dois dias, sábado e domingo.

Este ano o homenageado da FLIST será o poeta Manoel de Barros.

Essa festa literária é pública, já que todas as atividades realizadas são gratuitas. As atividades acontecerão em diversos pontos do bairro de Santa Teresa, tendo o Parque das Ruínas como o espaço principal.

A realização desse evento literário em espaços públicos contribui para o fortalecimento do Rio de Janeiro como uma cidade promotora de ações culturais abertas a toda população.

"Tudo que não invento é falso.
Há muitas maneiras sérias de não dizer nada,
mas só a poesia é verdadeira".
Manoel de Barros

segunda-feira, 10 de maio de 2010

A África do Sul em Copacabana


O grupo Lance!, em parceria com o Governo da África do Sul e a Secretaria de Educação do Estado do RJ, está realizando até o dia 23 de maio o Mundo Lance!, no Forte de Copacabana. O evento inclui exposições, palestras, sessões de cinema, debates sobre as Copas e lançamentos de livros.




Como parte das comemorações pelos 15 anos do Curso de Comunicação Social da UniCarioca, a coordenação de Jornalismo estabeleceu parceria com o grupo Lance! que prevê entrada gratuita no evento (mediante apresentação de identificação acadêmica), de terça a sábado, das 17h às 21h (domingos até 20h) e ainda um concurso na área de jornalismo impresso e de TV. A divulgação está sendo realizada através de cartazes, divulgação em sala pelos professores das disciplinas específicas, matéria na rede social Ning e também no Novo Tempo Carioca.



Até o dia 21 de maio, os alunos de Jornalismo poderão enviar uma matéria sobre o evento (com foto) para o e-mail unicariocamundolance@lancenet.com.br, ou entregar no Nucom matéria em DVD (que será retirada por uma pessoa do Grupo Lance!) - alunos das unidades Meier e Três Rios deverão entregar seu material na coordenação local para posterior encaminhamento ao Nucom. Além da matéria, nome, telefone, endereço, identidade, CPF e matrícula devem estar no envelope com o DVD ou no e-mail.



A seleção das melhores matérias será feita pelos jornalistas do Lance!. O aluno vencedor em cada categoria também receberá do Lance! um mês de assinatura do diário (desde que a sua residência seja atendida pelo sistema de assinatura do jornal) e conhecerá a redação do Lance!. A matéria-será publicada no Lancenet! (TV, inclusive), por tempo estipulado pela comissão organizadora, e o aluno e a coordenação de curso serão informados pelo Lance! sobre a publicação da matéria para que ambos tenham acesso e possam divulgar para os demais estudantes.


Mais informações: http://www.mundolance.com.br/

http://unicariocarj.ning.com/profiles/blogs/grupo-lance-em-parceria-com-a?xg_source=msg_mes_network

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Um Mundo Sem Medidas


exposição noMACde SP sobre o livro e filme Alice no pais das maravilhas

exposição “Um Mundo Sem Medidas” tem a curadoria de Valerie Marchi e Evandro Salles, com obras de quinze artistas contemporâneos franceses. A edição de Brasília conta ainda com uma exposição paralela de artistas brasileiros em diálogo com a proposta francesa.




O conceito desta exposição é tirado do conto Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll. Assim como a jovem sonhadora perdida num mundo de divagações em que as rupturas de escala são correntes, o visitante é convidado a se perder num lugar em que “as coisas seriam o que elas não são…”. Jogos com escalas, incongruências e desequilíbrios que questionam tanto a ficção quanto o real. As obras expostas alimentam-se de contos de fadas, devaneios, medos e fantasmas da infância. No cerne da exposição, o espectador, transformado em herói de uma narrativa em três dimensões, encontra-se confrontado com um mundo desconhecido em que suas referências se alteraram. Ele encontrará situações aberrantes e estranhas, flertando com seus fantasmas do passado. Enfim, trata-se de uma exposição lúdica e onírica que oferece várias leituras e destina-se tanto aos adultos quanto ao público jovem e infantil.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Dia da Cultura Mexicana

Aproveito o dia do México para relembrar o Restaurante Mexicano que mais gosto de ir, EL PASO TEXAS.

Fica em Brasília, toda vez que viajo pra lá, visito e como muitoooooooooo. Engraçado que aqui no Rio também tem muitos restaurantes mexicanos que devem ser bons. Mas eu cismo de ir no de Brasília.

Fotos para relembrar a última vez que comi lá. Junho de 2009.

Restaurante EL PASO TEXAS fica na Asa Sul 404. Brasília.



segunda-feira, 3 de maio de 2010

FEIRA RIO ANTIGO

O ANTIGO ESTÁ NA MODA
Todo primeiro sábado do mês acontece na Rua do Lavradio e suas imediações a Feira Rio Antigo com artistas plásticos, brechós, móveis antigos, artesanatos e antiguidades sendo vendidos durante todo o dia nas barracas montadas pelo projeto de revitalização chamado Novo Rio Antigo.
A feira é um híbrido de culturas, com turistas e cariocas caminhando pelas ruas, comprando nas barracas, saboreando a comida típica carioca – feijoada – encontrando pessoas interessantes, tudo ao som da boa música brasileira como chorinhos e rodas de samba tocados ao vivo nos bares e restaurantes que ficam nas ruas da Feira.
Luciana Monteiro



VISITEM. VALE MUITO A PENA PASSAR A TARDE DO SÁBADO POR LÁ. EU ESTOU ENCANTADA.


_Todas as fotos: Luciana Monteiro