quinta-feira, 8 de março de 2012

Lembrando o Dia Internacional da Mulher



Eu sempre achei que comemorar datas impostas é complicado, pois o afeto não tem hora: Dia das mães, dos pais, das crianças, dos idosos, e até o Dia Internacional da Mulher são exemplos . As flores, e-mails,  um agradinho especial,ou o jantar, se forem somente formais, devem ser descartados, os válidos são os do coração, e você saberá reconhecê-los.

Então resolvi que o 8 de março coincide com o Dia Municipal do Homem,um certo tipo de ponto facultativo inventado por mim,somente para homenagear as mulheres: a mãe,a avó, a mulher,as filhas,as amigas,e pode até incluir a sogra...

Não farei desfiles na Av. Rio Branco e nem na Viera Souto levando rosas.

Discursos vãos, tipo Evita para os descamisados, não pronunciarei jamais!

Todo dia é dia de pensar na melhor parte de nós: A Outra.

Todo dia é dia de mandar e-mails, fazer comidinhas, dar flores reais ou virtuais, aguentar as TPMs ou os descalabros destas Donas Doidas que se agitam por aí. Como diria o poetinha Vinicius é maravilhoso observar o esforço delas para tentar ficar no fio da navalha entre ser mãe, profissional, mulher e “do lar”.

Deixou de ser a tripla jornada para ser a quádrupla, o que muitas vezes arria os quatro pneus destas maravilhosas malucas.

Mas se todos precisam de UM DIA para sinalizar quanto as mulheres são importantes, que seja o 8 de março, o que fazer?

Como dizia a raposa, no livro O Pequeno Príncipe:

-“O essencial é invisível aos olhos, só se vê bem com o coração”.

Um beijo com carinho neste dia (sob protestos) e nos outros também.


Do João [meu amigo poeta]

Nenhum comentário:

Postar um comentário