domingo, 4 de março de 2012

INSTALAÇÃO "Divortium Aquarum"





Começa dia 5 de março, a temporada 2012 - 2013 da Sala A Contemporânea, do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro [CCBB RJ], com um elenco de artistas que exemplificam a produção ascendente da arte brasileira, vinda de cidades do nordete, sul e sudeste do país.


A nova programação começa com "Divortium Aquarum", de José Rufino [João Pessoa, 1965], feita especialmente para esta sala, seguida do coletivo  Opavivará [RJ], da dupla estabelecida Gisela Motta&Leandro Lima [SP], de Fernando Lindote [RS], da dupla inventada Daniel Acosta [RS] e Daniel Murgel [RJ], de Cinthia Marcelle [MG] e de uma coletiva, sob curadoria da pernambucana Clarissa Diniz, em abril de 2013.

Divortium Aquarum funciona como um site specific, porque também precisa de pesquisa e uso de materiais locais para se configurar, de acordo com as características geográficas do entorno, do edifício e da sala em que será instalada. A primeira experiência com o conceito de Divortium Aquarum, em escala reduzida, foi feita, na Paraíba, em 2011.

Segundo o artista, "a cidade do Rio de Janeiro parece perfeita para a realização de Divortium Aquarum, já que está implantada em um sítio dominado por nascentes, rios, estuários, lagoas, lagunas, uma enorme baía e o mar. O local onde está o CCBB, mais ainda, pois já foi ambiente alagadiço e cheio de canais que desaguavam na Baía da Guanabara".


¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Sala A Contemporânea | CCBB RJ

José Rufino | "Divortium Aquarum" Instalação

Temporada: 6 de março a 22 de abril 2012


Terça a domingo,  9 às 21h

Grátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário