quinta-feira, 3 de novembro de 2011

FOTO | IDEIAS E CASAIS


Planeje a fotografia
Tenha em mente qual equipamento é o melhor a ser utilizado, levando em consideração os lugares que forem fotografar. E se você já conhece o lugar pode ir planejando as cenas e os melhores lugares para servirem de cenários para as fotos. Mas se o lugar for desconhecido, procure observar bem todos os elementos que estão a sua volta e observe os detalhes do ambiente antes de começar a clicar.
fotografeumaideia.jpg
fotografeumaideia_1.jpg

Envolva-se!

Assim como conhecer o ambiente que irá trabalhar, você precisa conhecer o casal que irá fotografar. Como fotógrafo, você deve envolver-se com a história dos apaixonados descobrindo um pouco da personalidade de cada um. Essas informações irão servir parar criar um clima de mais sintonia entre você e os fotografados.

Fuja do tradicional

Foto posada é coisa do passado! Agora, a tendência são fotografias dinâmicas e espontâneas. Tente fugir daquela mesmice, faça enquadramentos e ângulos inovadores.
fotografeumaideia_2.jpg
kels-jake_25_o_905.jpeg
fotografeumaideia_6.jpg

Incentive o carinho!

E nessas fotos espontâneas é interessante deixar o casal bem à vontade, relaxado. Deixe que eles namorem um pouquinho “à sós”; esses momentos românticos irão dar belas fotografias. Vale lembrar que cada casal é único, sendo assim, cada um terá sua maneira particular de demonstrar o amor um pelo o outro. Aproveite esses momentos!

Sequência de fotos

O mais legal desses ensaios de casais é brincar com sequência de fotos, montando uma pequena história. Pra isso você pode utilizar o recurso da câmera “continuous shooting” e capturar todo amor. Seja beijando, pulando, sorrindo, dançando, fazendo caretas... Não importa o que o casal faça, tudo ficará muito lindo e único. 
fotografe_1.jpg
fotografe_2.jpg

Brinque com a luz

Fotografar em externas possibilita, além de belos cenários, a fotografia com luz natural. Preste atenção na luz de cada lugar e use-a ao seu favor. Cuidado com o sol muito forte, ele faz com que a fotografia perca muitos detalhes devido a grande quantidade de luz, além de os modelos espremerem os olhos, resultando numa expressão pouco agradável. 
fotografeumaideia_3.jpg
fotografeumaideia_4.jpg
fotografeumaideia_5.jpg

Preto & Branco

O amor é lindo e deixa o mundo bem colorido. Que as cores expressam os mais diversos sentimentos, é verdade. Mas não tem coisa mais bonita e expressiva que uma fotografia em p&b. O preto e branco conseguem deixar a foto ainda mais charmosa. Pense nisso. Por mais colorido que seja o amor, ele também merece uma versão em preto e branco. 

Não largue a câmera

Pra onde quer que seu casal vá, leve a câmera e fotografe. Acompanhe o casal de apaixonados, perceba a movimentação e clique. É nesses momentos que as mais espontâneas fotos irão acontecer!

Tente outra vez

Muitas vezes, o fotógrafo já vai para uma sessão de fotos com uma ideia na cabeça. E lá se foram algumas horas do ensaio e você ainda não conseguiu a bendita foto. Não desista, companheiro! Tente outra vez e quem sabe consiga. Outra coisa muito importante: jamais apague nenhuma foto. Opiniões mudam e quem sabe aquela foto que você não curtiu muito no LCD da câmera, você curta após descarregar as fotos no computador. 

Esteja aberto a sugestões

Nós, mulheres, somos cheias de ideias. É comum adorarmos dar opiniões e sugestões. Isso também pode acontecer com os homens, mesmo os mais tímidos. Durante a sessão de fotos é importante que haja uma interação de todas as partes, isso irá ajudar a fugir clichê!
fotografeumaideia_7.jpg
fotografeumaideia_8.jpg
fotografeumaideia_9.jpg
Independente do que foi explorado nesse artigo, é importante e fundamental que você siga o seu coração. Fotografar com paixão é o grande diferencial de um bom fotógrafo, aquilo que é feito com amor sempre irá ser melhor! 

Referência:

Eliane Terrataca

http://www.fosgrafe.com/

Marcio Eugenio


Fotografias de:

Fotografar é uma ARTE! com: Gene Pease

+Fotografias:
http://www.portfolio.geneoh.com/

Texto: Francine de Mattos   

Nenhum comentário:

Postar um comentário