segunda-feira, 4 de julho de 2011

EXPOSIÇÃO | BRASIL FEMININO




Biblioteca Nacional promove uma grande e emocionante exposição sobre as mulheres que marcaram a história do Brasil
 

Brasil Feminino resgata trajetória e ascensão das mulheres no Brasil em cinco séculos em 150 documentos raros, fotografias, jornais, revistas e pinturas de artistas como Debret e o original da Lei do Ventre Livre, em áreas como: esporte, educação, diretos humanos, cultura, política, religião e muitas outras 

 
A Biblioteca Nacional abre amanhã, terça-feira, dia 5 de julho, a exposição Brasil Feminino, que reconstitui a saga da mulher brasileira dos tempos coloniais até os dias atuais. Por meio de 150 fotografias, jornais, revistas, pinturas e documentos raros selecionados no acervo da BN, a mostra traz as histórias de mulheres que, com seus trabalhos, suas ideias e crenças, vêm mudando a história do Brasil. Entre móveis, espelhos, cortinas e instalações, a mostra apresenta um visual fantástico num percurso com cerca de 70 metros ao redor do Auditório Machado de Assis.
De Mãe Menininha do Gantois, Clarice Lispector e Pagu a Zilda Arns, Ruth de Souza, Carlota Joaquina e Maria Leopoldina. De Maria da Penha, Bertha Lutz, Ana Maria Machado e Benedita da Silva a Hilda Hilst, Lygia Bojunga, Lygia Fagundes Telles e Fernanda Montenegro. Da Marta, jogadora de futebol,  à Seleção Feminina de Vôlei, medalha de ouro em Pequim. De Tônia Carrero, Norma Bengel, Marta Rocha, Maria Bethânia e Rita Lee à presidenta da República, Dilma Rousseff, estão todas lá. 

 
A cerimônia de abertura da exposição, que integra as comemorações dos 200 anos da Biblioteca Nacional, no dia 5 de julho, acontece às 18h, na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. 


Brasil Feminino está no Espaço Cultura Elizeu Visconti, localizado no primeiro andar da Biblioteca Nacional (Rua México, s/nº - Centro – Rio de Janeiro). A entrada é franca e os horários de visitação são de segunda a sexta, das 10 às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 12 às 17h. 


Também estão previstos debates e painéis no Auditório Machado de Assis durante os dois meses de exposição. A exposição fica à disposição do público até o dia 26 de agosto.

 
As homenageadas que confirmaram a presença:  
Ana Bella Geiger (artista plástica),   
Ítala Nandi (atriz), 
Lucy Barreto (produtora de cinema),   
Norma Bengel (atriz e diretora),   
Rachel Gutiérrez (pianista, professora e primeira mulher a participar de uma eleição majoritária),   
Rose Marie Muraro (escritora, editora e fudadora do selo Rosa dos Tempos),   
Rosiska Darcy de Oliveira (uma das maiores defensoras dos direitos das mulheres, no Brasil e no Mundo),  Ruth de Souza (atriz),  
Schuma Schumaher (organizadora do dicionário Mulheres do Brasil: de 1500 Até a Atualidade e coordenou o projeto 500 Anos Atrás dos Panos)  
Vera Lucia Couto (a primeira Miss Brasil negra do país)

Nenhum comentário:

Postar um comentário