segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Minha Primeira Exposição Fotográfica

Preciso dizer aqui tudo que vivi ontem, na minha primeira exposição de fotos. Mas nem sei por onde começar. Conheci fotografos incríveis, que foram muito atenciosos comigo, dando várias dicas, como o Paulo Figueira e Nei Lima (cada um com fotos lindas !). Fui cara-de-pau , me apresentei a eles e fui logo conversando, acabamos batendo papos ótimos durante todo o dia.


Painel do Nei Lima.


Painel do Paulo Figueira.

Altos papos com o veterano photógrafo, J.M. Góes, que faz só fotos em estúdio, com filmes pb tri-x pan kodak e ele mesmo revela suas fotos no laboratório de sua casa. Que vida boa essa !

Painéis do Goes. E olha ele sentado ali !

Passei 9 horas lá no Museu, entre arrumar meus painéis de fotos, receber as pessoas, conversar com os que vinham falar sobre minhas fotos, elogios, dicas, conversas sobre o mundo e o colapso dele com um advogado criminalista do estado do Rio, conversas sobre lentes com um geólogo, conversas familiares com uma senhora da Paraíba, ouvir as comparações com fotógrafos do cotidiano e todas as outras trocas que aconteceram.

Os textos que o João escreve para as minhas fotos fizeram o maior sucesso !! Todos que leram concordaram com suas palavras e sempre terminavam de ler dizendo: é mesmo, é verdade. Os textos do meu amigo fizeram um diferencial lindo nas minhas fotos !


Outro diferencial da minha exposição (entre 15 expositores, todos mais velhos, mais experientes, mais profissionais): os meus amigos. Filipe, Jean, Edimara, Natanael, Deise, Marcelo, Nininha, Rafael e Vanessa. Eles animaram. Eles fotografaram. Eles conversaram. Eles fizeram a festa ! E no fim todos adoraram.



E eu sai de lá toda boba, orgulhosa pelos elogios. Animada pelas dicas. Cansada. E com muitas ideias para muitas exposições na FEIRA CULTURAL DA FOTOGRAFIA. Até que eu chegue a ser convidada para expor nos Centro Culturais e Museus ! Ano passado ganhei meu primeiro prêmio de fotógrafa (dado pelo EVANDRO TEIXEIRA!!!!!!!!!!).


Este ano fiz minha primeira exposição fotográfica e tive fotos na capa e nas matérias da revista onde trabalho. Nem consegui dormir, passei a noite agradecendo a Deus. Eu to realizando sonhos meus. E vou conseguir muito mais.

Luciana Monteiro

sábado, 28 de agosto de 2010

É AMANHÃ ! !



FEIRA CULTURAL DA FOTOGRAFIA

COMEMORAÇÃO DE 11 ANOS DA FEIRA !

REALIZADA PELA:
ABAF - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ARTE FOTOGRÁFIA
ARFOC - ASSOCIAÇÃO PROFISSIONAL DOS REPORTERES FOTOGRÁFICOS DO RIO.

NO MUSEU DA REPÚBLICA
DIA 29/08/2010
10h ÀS 18h

RUA DO CATETE, 153. CATETE. RIO DE JANEIRO
(do lado do metrô)
.
.
.
EU ESTAREI PARTICIPANDO PELA PRIMIRA VEZ !!

EXPONDO FOTOS TIRADAS EM 1999 NA PARAÍBA !

terça-feira, 17 de agosto de 2010

FILMES SENSÍVEIS

VERONIKA DECIDE MORRER - adorei a fotografia do filme, com ângulos lindos. Fala sobre o milagre da vida e como é bom descobrir a alegria e a benção de + um dia de vida.


NEM YORK, I LOVE YOU - da mesma série que fez "Paris je t ´aime". Vários filmes intercalados com várias histórias, cada um com um diretor. Até eu que nunca fui a Nova Iorque descobri coisas bem particulares de lá.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

FEIRA CULTURAL DA FOTOGRAFIA - 29 DE AGOSTO

COMEMORAÇÃO DE 11 ANOS DA FEIRA !
REALIZADA PELA:
ABAF - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ARTE FOTOGRÁFIA 
ARFOC - ASSOCIAÇÃO PROFISSIONAL DOS REPORTERES FOTOGRÁFICOS DO RIO.

NO MUSEU DA REPÚBLICA
DIA 29/08/2010
10h ÀS 18h
RUA DO CATETE, 153. CATETE. RIO DE JANEIRO
(do lado do metrô)

Os livros das férias

1. A via crucis do corpo - Clarice Lispector

2. Onde estivestes de noite? - Clarice Lispector

3. Nossos Clássicos nº 120: Clarice Lispector - Emanuel Brasil







4. As aventuras de Alice no país das maravilhas - Lewis Carroll

5. Alice através do espelho - Lewis Carroll









6. Mulheres do planeta - Titouan Lamazou











.
... E muitas revistas Fotografe Melhor, Técnica e Prática e Photo Magazine.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Zeróis – Ziraldo na Tela Grande


 Encontro com o Artista --> Ziraldo reconta sua trajetória artística desde os tempos de criança, apaixonado pelas histórias em quadrinhos, até chegar ao momento presente, em que os Zeróis - série de festejados cartuns da década de 1960 - se convertem no leit motif dos 44 quadros apresentados na exposição do CCBB do Rio de Janeiro.


SERVIÇO
Data: 11 de agosto
Horário: Quarta, às 18h30

Local: Auditório - 4º andar | Rua Primeiro de Março, 66 - Centro
Recepção/Informações: Terça a domingo, das 10h às 21h | Telefone: (21) 3808-2007
Classificação: Livre
Entrada franca | Senhas distribuídas uma hora antes

PEIXE URBANO

Todos os dias, o Peixe Urbano lança uma promoção imbatível de um produto, serviço ou atividade na sua cidade. Achei esse site de promoções, que também é muito legal! E tem em vários lugares do Brasil.

A compra é coletiva: o peixe descobre lugares bacanas da cidade e negocia descontos imbatíveis de 50 a 90%, que ficam disponíveis para compra por um curto período e só passam a valer a partir do momento em que um número mínimo de pessoas se compromete a comprá-las. Assim, eles catalizam o poder de compra coletiva e oferecem incentivo para que os assinantes experimentem novas atividades, produtos e serviços de sua cidade!

www.peixeurbano.com.br

CLUBE AMOSTRA GRÁTIS

Quando chega um desses aqui no Rio ??


Descobri esse site de amostras grátis e achei muito legal ! Paga 50,00 por 12 meses e a pessoa escolhe até 5 produtos por mês ! Pode ganhar mais pontos respondendo a pesquisas sobre os produtos, muito legal. Pena que a loja conceito só existe em SP e eles não enviam por correio. Mas quando tiver aqui no Rio, eu pago. 

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

COMIDINHAS, AMIGOS E A VIDA (não necessariamente nessa ordem)

Fase turbulenta, depois de meio ano na correria de estágio, faculdade e cursos, agora me vejo, novamente, à espera de grandes realizações. Espero colher logo o que tenho plantado, porque até agora vivo momentos em que me sinto fracassada e momentos com lampejos de algo grande a acontecer na minha carreira. Estava esperando duas respostas profissionais, hoje recebi as duas: uma boa !!! a outra não =/

Enfim, dessa boa, falarei mais tarde... deixa eu preparar tudo...

ps: agora de férias do estágio fiquei sabendo que gostam de mim lá. Isso é mt legal.

Sobre as comidinhas:
sábado tivemos o CHÁ DA ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS aqui em casa.



Foi mara !!
Sacolés coloridos, maçã do amor, pão e molhos do outback, gelatinas e mousses coloridos, nachos e cheddar, linguiça de churrasco, patês e torradinhas, champanhe !!!



Foi muito bom. E mt engraçado, lógico ! Reuni os melhores dos melhores amigos meus aqui em casa, todos nós  concordamos que merecíamos esta noite. FOI UMA FESTA !

ps: sentimos falta da Edi, Nessa e Rafa.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

FLIP 2010 - Festa Literária Internacioal de Paraty

 de 4 de agosto, quarta-feira até domingo, 8 de agosto


Camarão que dorme a onda leva né ! Tô de férias , do trabalho e da facu, por isso terei férias da net tb. Mas to vendo da FLIP na televisão e fico com muita vontade de vir aqui falar dela ! Por aqui, Paraty continua em foco. Mas eu podia ter falado da FLIP antes ne. E a vontade d e s e s p e r a d a de ser um dos repórteres que estão lá !? Eu quero muito tudo isso de ir trabalhar na FLIP !

A casa que recebe a FLIP - Casa Azul
Criada com o objetivo de contribuir para a resolução dos problemas de infraestrutura urbana de Paraty, a Festa Literária Internacional de Paraty, além de promover a literatura, potencializa transformações na cidade nas áreas de preservação do patrimônio, educação e infraestrutura urbana e constitui um veículo poderoso de mudanças profundas no modo pelo qual a população faz uso dos espaços públicos.



Além da realização da Flip - já em sua oitava edição -, um dos primeiros, mais queridos e abrangentes projetos da Casa Azul é o Programa Educativo Cirandas de Paraty, que atua permanentemente ao longo do ano junto às redes pública e privada de ensino de Paraty e região com atividades de incentivo à leitura, capacitação de professores e mediadores de leitura, organização de oficinas literárias e artísticas e criação e manutenção de bibliotecas, entre outras atividades. Eixo socioeducativo da Associação Casa Azul, a Flipinha tem como missão a formação de leitores críticos e reflexivos, aptos a pensar e intervir em seu ambiente. O trabalho realizado pelas crianças ao longo do ano é condensado e exposto ao público durante a Flipinha, a programação infantil da Flip.


Trechos do que acontece:
3º dia da FLIP

Paraty amanheceu com chuva forte no segundo dia da Flip. Choveram também boas histórias na Tenda dos Autores. A começar da mesa das 10, na qual foi analisada a contribuição literária de Gilberto Freyre. Edson Nery da Fonseca, amigo de longa data do homenageado e especialista em sua obra, “entregou” anedotas íntimas envolvendo amantes e declamou um poema de Freyre. Sua voz poderosa e seu jeito teatral, apaixonado, arrebataram a platéia. O escritor Moacyr Scliar, por sua vez, criticou bastante as posições discutíveis de Freyre, mas sempre com bom humor e conhecimento histórico. Em comum aos dois e também ao historiador Ricardo Benzaquen, a dmiração irrestrita pela escrita de Freyre, que reúne, como disse Nery, elementos do imagismo, expressionismo e enumeração caótica.


2º DIA DA FLIP

Isabel Allende estava totalmente à vontade, entre o humor vivaz e uma doce nostalgia. Fez a plateia rir ao contar de como conheceu o marido, William Gordon, também escritor, e de como ele a seduziu com um bom papo (daí a exclamação no começo do parágrafo). Ela também comoveu a platéia ao falar de envelhecimento, de como para ela é bom se desapegar das coisas materias e da vaidade e arrogância da juventude e poder cultivar um espaço interior em silêncio. O jornalista Humberto Werneck conduziu a conversa com ritmo e naturalidade, como se fosse um amigo antigo da escritora.


Programação de sábado: 07 de agosto

10h - Mesa 11 - Andar com fé: Terry Eagleton
Mediação: Silio Boccanera
Além de um dos mais influentes críticos literários em atividade, o britânico Terry Eagleton é autor de um livro recente que polemiza com Richard Dawkins, convidado da Flip de 2009. Eagleton argumenta que o ateísmo pregado por cientistas como Dawkins se baseia numa concepção simplista e equivocada de religião. A obra gerou grande polêmica, e é sobre ela que Eagleton fala em Paraty.

12h - Mesa 12 - Albany, Nova York e outras aldeias: Colum McCann e William Kennedy
Mediação: Ángel Gurría-Quintana
O irlandês Colum McCann ganhou o National Book Award por seu último livro, um painel da comunidade imigrante irlandesa em Nova York nos anos 1970. Nos sete livros de seu “ciclo de Albany”, o americano William Kennedy faz da pequena cidade um microcosmo da sociedade norte-americana. Nos dois casos, a cidade se apresenta como personagem central e suscita a questão que deve nortear a conversa dos dois em Paraty: falar da própria aldeia é de fato o caminho mais curto para ser universal?

15h - Leitura: Alguma poesia - por Chacal, Antonio Cicero, Ferreira Gullar e Eucanaã Ferraz
Um tributo a Carlos Drummond de Andrade com uma leitura de Alguma poesia, seu primeiro livro de poemas, que completa 80 anos em 2010.

17h15 - Mesa 13 - Gullar, 80: Ferreira Gullar
Mediação: Samuel Titan Jr.
No ano em que completa 80 anos, prestes a lançar livro novo e poucas semanas após receber o "Camões", o mais importante prêmio da língua portuguesa, o poeta Ferreira Gullar é o homenageado desta mesa em Paraty. Ele passa em revista sua trajetória e lê trechos de “Em Alguma Parte Alguma”, seu aguardado livro de poemas.

19h30 - Mesa 14 - A origem do universo: Robert Crumb e Gilbert Shelton
Mediação: Sergio Dávila
Mesmo com diversos nomes estelares da literatura mundial no currículo, a Flip raras vezes pôde trazer aos palcos de Paraty uma lenda viva. Esta mesa é uma dessas vezes: num evento para entrar nos anais da cultura brasileira, o mais influente artista de quadrinhos de todos os tempos e ícone da contracultura passa em revista sua carreira, com destaque para o último trabalho: uma versão em quadrinhos do Gênesis. A seu lado, o não menos carismático Gilbert Shelton, que forma com ele a dupla perfeita para falar da história dos quadrinhos contemporâneos e do underground americano.

21h45 - Filme - José & Pilar: Miguel Gonçalves Mendes
Mediação: Arthur Dapieve
Exibição de trechos do documentário José & Pilar e cenas inéditas não incluídas no filme, do diretor português Miguel Gonçalves Mendes, co-produzido por Fernando Meirelles. O público da Flip poderá assistir a uma edição de cerca de meia hora feita especialmente para a ocasião e participar em seguida de uma conversa com o diretor do filme.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Festival de Fotografia: Paraty Em Foco

A 6ª edição do Festival PARATY EM FOCO acontecerá de 15 [quarta-feira] a 19 [domingo] de setembro. Uma das características do evento é a ocupação criteriosa de espaços da cidade: casarões, praças, prédios históricos são incorporadas ao espírito do evento sem agredir a bela e tradicional paisagem de Paraty.

Programação: serão 5 dias de intensa atividade com convidados, palestras, workshops e surpresas...

•14 encontros/entrevistas, com profissionais nacionais e internacionais

•22 workshops, com convidados nacionais e internacionais

•11 exposições espalhadas pela cidade

•Projeções [indoor/outdoor]

•Leilão

OS WORKSHOPS:
Os workshops do PARATY EM FOCO são uma oportunidade única para o renovar o conhecimento e discutir as novas tendências, frente a frente com grandes profissionais da fotografia mundial.


Alejandro CHASKIELBERG
Documental mágico

Alfredo de STEFANO
Paisagens imaginadas

Anderson SCHNEIDER
Um novo fotojornalismo?

Armando PRADO
Como a fotografia mudou nossas vidas

Bob WOLFENSON
Apreensões

Christian GAUL
Nas páginas da revista Vizoo

Claudio EDINGER
O livro e o trabalho autoral na fotografia

Claudio FEIJÓ
Descondicionamento do olhar

Clicio BARROSO e Alexandre KEESE
[FAQ] Tudo o que você sempre quis saber sobre o Photoshop e nunca teve coragem de perguntar

Coletivo GARAPA
Inventário coletivo

Coletivo KAMERAPHOTO - Sandra Rocha, Guillaume Pazat e Jordi Burch
Narrativas visuais

Eder CHIODETTO
Curadoria e edição de imagens

Egberto NOGUEIRA
Da fotografia ao cinema num click

João CASTILHO
Horizontes

Kadir van LOHUIZEN e Claudia HINTERSEER - Agência NOOR NOOR Experience

Klaus MITTELDORF
Imagem líquida

LOMOGRAPHY
Philippe Machado

Luciano CANDISANI
National Geographic Experience

Luiz Claudio MARIGO
Expedição Picinguaba

Ricardo HANTZSCHEL
Lambe-lambe

Ricardo HANTZSCHEL
Paraty Invertida

Sebastian ROJAS
Olhos n'água - Imagens do Surf

 
PARA SABER MAIS:
 http://www.paratyemfoco.com/