quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Dia Mundial da Filosofia

Este ano, o Dia Mundial da Filosofia dedica-se em celebrar o aniversário de 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.




De iminente importância filosófica, a Declaração de 1948 implicitamente evoca a universalidade dos seres humanos e seus direitos. Ela também fornece uma oportunidade de revisitar hoje em dia alguns conceitos chaves que são base para nossa modernidade: dignidade humana, liberdade e universalidade.



Vejamos esse Dia como um momento compartilhado de análise que contribuirá a uma discussão mais ampla e multi-dimensional sobre a importância dos direitos humanos em relação ao que dizemos e fazemos, e além disso, na inerência de sua natureza de alternar-se - direitos humanos são e deverão informar os desafios que encaramos atualmente: educação de qualidade para todos, a luta contra a discriminação, ética da ciência e bioética, diálogo intercultural e diversidade cultural, liberdade de imprensa e pluralismo de mídia.



O Dia Mundial da Filosofia de 2008 será inaugurado em Palermo, Itália em 20 de novembro com um debate sobre "Direitos e Poder". Para marcar a ocasião, numerosos encontros estão planejados em mais de 80 países ao redor do mundo. Esses encontros têm o objetivo de fazer o Dia Mundial da Filosofia um momento de diálogo aberto e universalmente livre unindo filósofos, acadêmicos, pesquisadores, alunos e professores.



Eu gostaria de agradecer às instituições internacionais filosóficas bem como o Conselho Internacional de Filosofia e Estudos Humanísticos (ICPHS), A Federação Internacional de Sociedades Filosóficas(FISP), o Instituto Internacional de Filosofia (IIP), as Cadeiras de Filosofia da UNESCO e a Rede Internacional de Mulheres Filósofas da UNESCO (criada em 2007) por sua imensurável assistência nesse esforço comum.





A universalidade e indivisibilidade dos direitos humanos, o qual o sistema enraizou na constituição na qual as Nações Unidas é baseada, constituem uma "linguagem comum da humanidade".



Eu espero que esse Dia ofereça à comunidade internacional a oportunidade de disponibilizar um debate informativo e abrilhantado a respeito de sua fundação, valores, parâmetros, princípios e idéias.



Koïchiro Matsuura

Nenhum comentário:

Postar um comentário