quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O Rio de Clarice

"Entrar no Jardim Botânico é como se fossemos trasladados para um novo reino. Aquele amontoado de seres livres. Sentada ali num banco, a gente não faz nada:
fica apenas sentada deixando o mundo ser."
(A descoberta do Mundo)


O Rio de Clarice é um passeio do Centro à Zona Sul pela vida e obra de Clarice Lispector, idealizado e guiado por Teresa Montero. À medida que percorremos os caminhos clariceanos mergulhamos na história da cidade do Rio de Janeiro, um encontro com o espaço geográfico da escritora registrado em crônicas, contos e romances.

O próximo passeio acontece neste domingo, 19 de setembro, às 10h. No Jardim Botânico, um dos locais preferidos de Clarice. O passeio a pé, será guiado pela idealizadora de O Rio de Clarice, a professora Teresa Montero.

O Rio de Clarice faz parte do projeto OS CAMINHOS DA ARTE NO RIO DE JANEIRO.
Teresa Montero é autora de "Eu sou uma pergunta. Uma biografia de Clarice Lispector".(Rocco, 1998) Doutora em Letras pela PUC-RJ Organizadora de diversas obras de Clarice Lispector: 'Clarice na Cabeceira - contos', 'Minhas Queridas', 'Outros escritos'(com Lícia Manzo), 'Aprendendo a viver. Imagens" (com Luiz Ferreira), 'Correspondências' Autora de "Yes, nós temos Clarice. A divulgação da obra de Clarice Lispector nos Estados Unidos'. (Tese de Doutorado. PUC-RJ, 2001).

Informações e inscrições: oriodeclarice@gmail.com


"[...] Enfim pôde localizar-se. Andando um pouco mais ao longo de uma sebe, atravessou os portões do Jardim Botânico. Andava pesadamente pela alameda central, entre os coqueiros. Não havia ninguém no Jardim. Depositou os embrulhos na terra, sentou-se no banco de um atalho e ali ficou muito tempo.
A vastidão parecia acalmá-la, o silêncio regulava sua respiração.
Ela adormecia dentro de si."
(Laços de Família)

Nenhum comentário:

Postar um comentário