segunda-feira, 22 de março de 2010

Documentário "Abaixando a Máquina"


O documentário Abaixando a Máquina - Ética e Dor no Fotojornalismo Carioca é um trabalho que trata algumas questões importantes do fotojornalismo contemporâneo, através do ponto de vista da dor de cidadãos fotografados em diversos conflitos urbanos da cidade do Rio, a ética dos profissionais no momento do registro e sua posterior publicação pela imprensa.


Além do registro do Hard News na cidade do Rio de Janeiro, durante os últimos doze meses, o filme aborda algumas características marcantes de nossa cidade, como o futebol e o carnaval, mostrando registros do trabalho de fotógrafos no Maracanã e no desfile da Unidos da Tijuca, escola de samba que trouxe o fotojornalismo como seu samba enredo em 2007.

Um outro aspecto importante são diversos depoimentos a respeito da relação que existe entre os fotógrafos com as comunidades carentes, como são realizadas as coberturas nos conflitos armados e o posterior registro da tragédia consumada, quando os fotógrafos registram conflitos, chacinas e confrontos de diversas formas.

Com direção de Guillermo Planel, a produção executiva de Berg Silva & Rafael Guimarães, além da importante colaboração de Domingos Peixoto, fotógrafo de O Globo, o documentário é realizado pela produtora Núcleo da Imagem em parceria com a Approach Comunicação, empresa de comunicação e assessoria de imprensa do Rio de Janeiro.

Muitos nomes da fotografia do Rio de Janeiro deram importantes depoimentos sobre o assunto, tais como: Alex Ferro, Alexandre Brum, Ana Branco, Berg Silva, Carlos Wrede, Custódio Coimbra, Daniel Ramalho, Domingos Peixoto, Estefan Radovicz, Evandro Teixeira, Flavio Damm, Gabriel de Paiva, Guilherme Pinto, Ignácio Ferreira, Ivo Gonzalez, J. Egberto, João Laet, Leonardo Rozario, Luis Alvarenga, Luiz Morier, Marcelo Carnaval, Márcia Foletto, Marcos Tristão, Michel Filho, Orlando Abrunhosa, Severino Silva, Uanderson Fernandes, Wania Corredo e Wilton Jr, além de outros importantes depoimentos.

Direção: Guillermo Planel, Renato De Paula

Roteiro: Guillermo Planel
Fotografia: Guillermo Planel, Renato De Paula, Daniel Planel
Montagem: Guillermo Planel, Renato De Paula
Música: Leandro Fiskal
País: Brasil | Ano: 2008 | Duração: 65min

Nenhum comentário:

Postar um comentário