quarta-feira, 1 de julho de 2009

França: uma festa brasileira



No ano da França no Brasil o Arquivo Nacional apresenta, a partir do dia 08 de julho, a exposição França: uma festa brasileira, título inspirado nas celebrações que, no ano de 1550, reuniram índios brasileiros e os reis Henrique II e Catarina de Medicis, episódio retomado na obra de Ferdinand Denis, de 1850


Despertado no século XVI, o encontro entre os dois povos envolve as ideias e os modelos de civilização e comportamento que, sobretudo a partir do século XVIII, constituíram muitas gerações.

São exemplares desse contato livros raros como o de Jean de Léry no século XVI ou a edição da Encyclopédie ou as primeiras edições de Roger Bastide, de Germain Bazin e Claude Lévi-Strauss, que integram a coleção do Arquivo Nacional.

A influência francesa ressoa na fotografia, anunciada na França há 170 anos, nas ruas e construções do Rio de Janeiro, visíveis nas carte de visite tiradas na França ou nas imagens do fotógrafo e empresário franco-brasileiro Marc Ferrez que ergue salas de cinema na capital por ele fotografada, como o Pathé e o Paratodos. No século XX o país conserva a deferência pelos signos e pelos laços com a França, registrados em fotografias de intelectuais e políticos como Jean Paul Sartre e Simone de Beauvoir com Juscelino Kubitschek em Brasília e de artistas franceses que fizeram a vanguarda de movimentos culturais. A moda, o teatro, a vida noturna e o cinema franceses são revisitados em imagens do Correio da Manhã e da Agência Nacional. Da Agência vieram as imagens em movimento que, com as da TV Tupi e outras mostram Santos Dumont em Paris e Brigitte Bardot no Copacabana Palace, e muito mais filme editado no Arquivo Nacional e que será exibido durante a exposição. Capítulos da festa brasileira são ainda movimentos que nascidos na França ou inspirados pelas suas ideias repercutiram na história brasileira como a Queda da Bastilha e da Inconfidência Mineira em seus 220 anos. Da mesma forma o espírito positivista se fez presente na República em seus 120 anos, uma trajetória que tem entre outros momentos de reencontro as manifestações estudantis de 1968 que nas ruas das cidades brasileiras se alinharam à rebeldia dos jovens em Paris.


Arquivo Nacional
Praça da República 173
Aberto ao público a partir de 8 de julho de 2009
Horário: 8:30 às 18:00 hs
Entrada franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário