quinta-feira, 4 de julho de 2013

A Fabulosa Fotografia de Amélie Poulain.


O cinema francês sempre me fascinou! Simples assim. Seja pelo idioma, considerado a mais bela e romântica de todas as línguas, quanto pelo talento de seus cineastas ao contarem suas histórias, arrisco a afirmar que a França é a segunda maior indústria do cinema no quesito qualidade.

A relação entre o país franco e o cinema remonta, é claro, o próprio nascimento da sétima arte. Nomes como Auguste e Louis Lumiére, e Georges Meliès estão gravados nos autos da cinematografia e também no subconsciente dos apaixonados por essa forma de expressão. É impossível falar de cinema sem mencionar a nouvelle vague de Jean-Luc Godard e François Truffaut, passando por Costa-Gravas, Jean Renoir e o recente Luc Besson. Todos cineastas que contribuíram imensamente para a propagação da cultura francesa e se utilizaram de toda a história e talento de seu povo para conquistar o mundo com suas histórias.
Inconcebível, também, é falar do cinema francês sem mencionar um dos maiores sucessos do país, O Fabuloso Destino de Amélie Poulain
Indicado a cinco Oscars e vencedor do BAFTA de melhor roteiro, o filme dirigido por Jean-Pierre Jeunet é um banho de inspiração visual que conta a história da garota do título, que ao tentar compensar a infância problemática, acaba influenciando a vida das pessoas que lhe rodeiam, seja desvendando mistérios, fazendo-se de cupido ou vestindo uma máscara de Zorro.
Para contar essa história, o diretor dispõe do talentoso fotógrafo Bruno Delbonnel para dar vida a uma das fotografias mais marcantes já vista no cinema.

Amélie é uma explosão de verdes, amarelos e vermelhos, cores inspiradas no trabalho do artista plástico brasileiro Juarez Machado, cujas pinturas decoram o apartamento da protagonista. Em diversas cenas, a fotografia de Delbonnel acerta em cheio ao usar o contraste entre o vermelho – para representar a paixão da personagem, sua força e entusiasmo – e o verde – usado ao retratar sua esperança e perseverança, além de reforçar o sentimento de calma dos ambientes –, e ao mesmo tempo quebrá-lo com a luz lateral amarela – para realçar as texturas e também exteriorizar a alegria, criatividade e jovialidade de Amélie. Curiosamente, essas são as mesmas cores que tornaram a lomografia tão popular entre os aficionados por fotografia.

 
Mas não só de cores vive a película… Com primorosos enquadramentos que tendem a respeitar a famosa regra dos terços, Delbonnel consegue guiar o olhar do espectador para seus personagens caricatos de um jeito natural, utilizando-se também de lentes grande angulares para adicionar o surrealismo tão característico nas comédias românticas francesas, e assim também centralizar e acentuar o isolamento emocional de Amélie Poulain com o ambiente e pessoas ao seu redor.
Fabuloso Destino de Amélie Poulain é um filme que merece ser visto rotineiramente pra nos fazer lembrar que muitas vezes a beleza e o amor podem ser encontrados nas coisas mais banais, até mesmo pequenas fotografias instantâneas.
  
 

quarta-feira, 19 de junho de 2013

EXPOSIÇÃO | “Art Nouveau e Art Déco: Estilos de Sedução”



A partir do dia 21 de junho no Espaço Cultural Península, na Barra da Tijuca, no Rio, acontece a exposição “Art Nouveau e Art Déco: Estilos de Sedução”, um aprofundamento da mostra que inaugurou o espaço em 2006, “A Casa Art Déco Carioca”. Mais uma vez a curadoria é de Márcio Alves Roiter, do Instituto Art Déco Brasil. A ideia é ilustrar como o art nouveau, em 1900,  e a art déco, em 1925, foram definições pontuais do “estilo moderno”.
*São mais de 250 esculturas, objetos, móveis, projeções e filmes. Grande coleção de vasos e luminárias Gallé; o armário-vitrine com mais de 3 metros de altura assinado por Antonio Borsoi, o mesmo designer da Confeitaria Colombo; a extensa variedade de objetos em prata WMF e a raríssima escultura-luminária Loïe Fuller em bronze dourado são alguns dos objetos que serão exibidos. 

A mostra vai até 15 de setembro. 

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Livro | 75 parisienses

O estilo de vida em Paris fascina a todos com seus charmosos cafés, grandes boulevards e clima digno de romance. A cidade luz lança moda, esbanja atitude e é um grande celeiro cultural. Mas afinal, o que fazem as parisienses? O fotógrafo Baudouin resolveu mostrar seu olhar nada óbvio sobre as moradoras da cidade e o que as torna tão originais.
Foram seis anos de planejamento e mais de 250 sessões para que Baudoin selecionasse as 75 fotos que compõem o livro “75 Parisiennes”. As imagens representam a cultura, atitude e estilo de vida de diferentes gerações. Nada de poses tradicionais e pontos turísticos, o fotógrafo propõe lugares inusitados onde as girls posam cheias de caras e bocas, com muitas cores e personalidade.
É interessante notar ao mesmo tempo a semelhança e a diversidade apresentada pelas meninas. Para o fotógrafo “O apartamento é tão importante quanto a modelo”.









http://www.baudouin.fr/
http://www.leonparis.com/home
http://www.toli.com.br/soumaistoli/post/75-parisiennes-o-estilo-e-o-lar-das-parisienses/903
http://www.toryburch.com/blog-post/blog-post,default,pg.html?bpid=71316



sexta-feira, 10 de maio de 2013

Corte-e-costura

Pela primeira vez costurei numa máquina de costurar.

Minha amiga Luciana Queres, nos inscreveu numa aula de Patchwork no Ateliê que tem perto daqui de casa. Eu sou tão por fora disso, que não levei nada, nem tesoura, nem alfinete N A D A !

Mas lá comprei os tecidos, os acessórios e com toda ajuda do mundo da professora Kátia, consegui fazer uma bolsa linda!

Amei o meu bom gosto. Escolhi os tecidos e a alça, mas quando ficou pronto, me surpreendi como achei bonito!

Vamos às imagens do cel da Lú:






CRIEI UM BLOG DE FOTOGRAFIA

Gente, o menina na bolha foi criado há 4 anos (uau!) pra ser o meu diário virtual, a minha casa na web. Pra eu guardar tudo que eu amo de cultura, poesia, imagens e inspirações que encontro pelo mundo virtual. Então eu mesma estava chateada por só estar compartilhando fotos do Flickr por aqui. Tá legal que eu to trabalhando muito (graças a Deus!) e só vivo e respiro fotografia (meu sonho profissional realizado, né), mas o menina na bolha não é pra isso!

Hoje, finalmente comecei um pseudo-site, forjado por mim mesma até que o designer que eu contratei faça um site bem lindo pra mim! Enquanto isso, tudo que for de fotografia, a minha ou a dos outros, os livros, dicas, previews, revistas etc. Tudo estará no meu site de fotos.

Vamos a ele !

www.lucianamonteirofotografia.com

Divirtam-se!

[aqui e lá]


Cherrie

minha gata Cherrieminha gata Cherrieminha gata Cherrie (tem bom gosto ne!)minha gata Cherrieminha gata Cherrieminha gata Cherrie

Cherrie, um álbum no Flickr.

minha gata grudenta!