Registros do fotógrafo francês formam painel do fotojornalismo dos últimos 50 anos
A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 11 de janeiro a 19 de fevereiro, a exposição “Jean Solari Retrospectiva”, com 42 imagens captadas pelo fotógrafo francês que, há 60 anos, registra o Brasil através de suas lentes. Solari trabalhou para importantes revistas, como O Cruzeiro, Quatro Rodas e Realidade. O fotógrafo, de 78 anos, estará presente na abertura da exposição, na terça-feira (10), e fará uma visita guiada com os convidados.
Na mostra, que tem curadoria do fotógrafo e antropólogo Milton Guran, registros de Cauby Peixoto e suas fãs da “Era do Rádio” dialogam com imagens de Rita Lee e Os Mutantes, no fim dos anos 1960; com a posse de Jânio Quadros, em 1961; comunidades indígenas Ianomâmi e a princesa Grace Kelly, de Mônaco, além de reportagens especiais da Amazônia e do Vale do Rio São Francisco, formando um surpreendente painel de fotojornalismo dos últimos 50 anos.
Jean Solari:
Nascido em Paris, em 1933, Jean se mudou com a família para o Brasil em 1950. O pai lhe comprou uma Agfa Isolette, para que fizesse fotos da viagem de navio até o Rio de Janeiro. Jean ficou maravilhado com o belo céu azul, ao chegar à baía de Guanabara, no dia 4 de outubro. O entusiasmo pela fotografia passou a fazer parte de seu cotidiano e transformou-se em instigantes imagens, que hoje compõem um grande acervo do fotojornalismo brasileiro.
Em 1958, Jean Solari entrou para a revista O Cruzeiro, na qual participou das principais coberturas, nacionais e internacionais. Em 1966, ingressou na revista Quatro Rodas e, em 1968, na Realidade, onde permaneceu até 1973. Atuou como fotógrafo independente colaborando na área jornalística e publicitária, e suas fotografias foram publicadas em revistas como Paris Match (França) e Bild der Zeit (Alemanha), bem como exibidas em exposições de arte. Foi professor de Jornalismo na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP-SP). Em 1971, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo, em São Paulo, entre outros. Atualmente, o fotógrafo mora no interior do estado do Rio de Janeiro.
Serviço:
Exposição "Jean Solari Retrospectiva”
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galeria 2
Endereço: Avenida Almirante Barroso, 25, Centro (estação metrô: Carioca)
Telefone: (21) 2544-4080
Abertura: Terça feira, 10 de janeiro de 2012, às 19h
Visitação: De 11 de janeiro a 19 de fevereiro de 2012
Horário: de terça-feira a sábado das 10h às 22h, domingo das 10h às 21h
Classificação: livre
Entrada franca
Acesso para portadores de necessidades especiais