No Rio de Janeiro, a mostra ficará aberta à visitação pública no período de 1º de fevereiro a 15 de abril. Todo o trabalho é resultado de parceria entre o Museu a Céu Aberto (MCA) e o Modigliani Institut Archives Légalés Paris-Roma.
O público terá a oportunidade de realizar uma imersão na intimidade do artista Amedeo Modigiliani, nascido em 1884 na Itália e morto em 1920 na França. Com isso, será possível ter acesso a um rico panorama da vida artística parisiense e italiana do século XX, distribuído em cinco salas do MNBA.
Estilos artísticos
Com uma vida intensa, marcada por grandes amores, guerra e infortúnios, como graves doenças, Amedeo Modigliani reflete em sua arte vários estilos artísticos e desnuda o homem de maneira reveladora. O artista teve a vida interrompida precocemente por enfermidades, porém sua contribuição para a História da Arte perdura de forma imortal. Depois do Rio de Janeiro, a exposição seguirá para o Museu de Arte de São Paulo (MASP).
Para que esta exposição fosse realizada, diversas instituições cederam obras de suas coleções, como o “Modigliani Institut Archives Légalés Paris-Roma” e vários colecionadores particulares. A curadoria é de Christian Parisot, presidente do Instituto.
Momento Itália-Brasil
O evento é uma parceria entre a Embaixada da Itália, em Brasília, com os Institutos Italianos de Cultura do Rio de Janeiro e São Paulo, e os consulados no território. A programação, que envolve cerca de 200 eventos, teve inicio em setembro de 2011 e se estende até junho de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário